06
set

Tendência? Conheça os coworkings segmentados na construção civil

Se você é um profissional liberal e trabalha de forma autônoma ou com uma pequena equipe, precisa conhecer o conceito de coworking e, mais ainda, o coworking segmentado. Esse modelo de trabalho ganha adeptos mundo afora e está crescendo também no Brasil.

Em 2017, o número de escritórios compartilhados cresceu 114% no país, o que prova que esse modelo tem muito a oferecer. Você sabe como o coworking segmentado funciona e por que ele pode ser uma boa ideia para você? Continue lendo e descubra!

O conceito de coworking

O coworking é um espaço compartilhado onde diversos profissionais podem realizar suas atividades mesmo que não trabalhem na mesma empresa ou em equipe. A oferta de serviços varia bastante e o pode incluir o espaço físico com mesas e cadeiras, salas de reuniões, conexão à internet, café, entre outras comodidades.

O coworking faz parte da economia compartilhada ou colaborativa. Segundo esse conceito, as pessoas unem forças para criar uma maneira de consumir mais econômica, de forma responsável e sustentável.

Além dos escritórios compartilhados terem caído no gosto de muitos profissionais, uma nova tendência chega ao mercado: o coworking segmentado.

Diferenciais do coworking segmentado

Como o nome sugere, esse tipo de coworking tem o foco em uma área de atuação. Geralmente, empresas de outros ramos não são impedidas de usar o ambiente, mas ele tem atrativos especiais para uma determinada indústria. Por exemplo, existem coworkings segmentados de moda, saúde, tecnologia, indústria criativa e construção civil.

Esse modelo se diferencia dos coworkings comuns por atender a demandas específicas dos profissionais daquela área para que eles possam solucionar as dores dos seus clientes. Desde equipamentos e tecnologias até a decoração do local, tudo pode ser personalizado.

Geralmente, quem monta um coworking segmentado é um profissional daquela área que conhece o dia a dia e as necessidades de quem faz aquele tipo de trabalho.

Vantagens e desvantagens de trabalhar em um espaço de coworking

A primeira vantagem é a possibilidade de economizar em infraestrutura e equipamentos. Montar e manter um escritório sozinho costuma ser muito mais caro do que ter um espaço reservado em um coworking.

Além disso, esse modelo dá liberdade para o profissional trabalhar de qualquer lugar, durante viagens e atendimentos a clientes fora da sua cidade ou país.

A maior vantagem, principalmente dos coworking segmentados, talvez seja a enorme possibilidade de fazer networking. Nesses ambientes, você poderá ter contato com colegas e aumentar a sua rede profissional, fazendo boas conexões.

Já as desvantagens ficam por conta da relativa falta de privacidade e eventuais distrações que um local muito movimentado pode trazer. Porém, isso também pode ser resolvido com a opção por uma sala privativa em vez de apenas uma mesa, como muitos oferecem.

O mercado de coworking segmentado para profissionais da construção

E se você é arquiteto, engenheiro, projetista, empreendedor ou desempenha outras funções relacionadas à cadeia produtiva da construção, já existem no Brasil alguns espaços segmentados onde esse público é prioridade. Conheça alguns deles!

>> Plano Forte

Este coworking localizado em Curitiba atende exclusivamente a profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, design e paisagismo. Além das mesas de trabalho, existem salas de reuniões, espaço para eventos e outras comodidades.

O diferencial para os profissionais da área fica por conta do showroom de acabamentos onde podem ser vistos diversos materiais para projetos de arquitetura e design de interiores.

>> Okara Hub

O Okara Hub fomenta a inovação nos segmentos de engenharia, construção civil, desenvolvimento imobiliário e cidades inteligentes. Podem fazer parte desse hub empresas do ramo de construção que desejam ser parceiras e startups ou construtechs que buscam aceleração.

A proposta do espaço, que fica em São Paulo, é conectar startups e grandes empresas em um ambiente colaborativo e produtivo, gerando mais negócios para todos os participantes.

>> MIT Hub

O MIT Hub também fica na cidade de São Paulo e tem como foco empresas do setor imobiliário interessadas em usar a tecnologia para melhorar esse mercado no Brasil.

A ideia é unir empresas de mercado imobiliário e construção em uma comunidade que é muito mais do que um espaço de trabalho compartilhado, mas um verdadeiro ambiente de fomento aos negócios.

E então, você gostou de conhecer mais sobre o coworking segmentado e as vantagens que ele pode trazer para os profissionais da construção? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e conte para seus colegas sobre essa tendência!