03
out

Containers na construção civil: entenda a crescente demanda

Nos últimos tempos, seja em capitais ou em cidades do interior, bastam alguns minutos de caminhada para deparar-se com espaços comerciais e moradias que são estruturadas a partir de containers. Essa opção é uma tendência na construção civil e, devido aos diversos benefícios, tende a permanecer em expansão, representando uma excelente oportunidade de negócio.

Inicialmente, os containers eram utilizados somente com a finalidade de transportar cargas. Por isso, para garantir que resistissem ao uso intenso e constante, são fabricados com alumínio, aço e fibra. Com os avanços tecnológicos, novas possibilidades surgiram e permitiram expandir a utilização deste produto, especialmente na construção civil.

Basicamente, existem dois tipos de containers que podem ser utilizados neste setor: o container marítimo comum, bastante resistente à corrosão, mas com baixo isolamento térmico e acústico; e o container reefer, criado com a finalidade de transportar carga congelada, financeiramente mais caro, pois apresenta melhor isolamento térmico e acústico.

Embora os containers apresentem vida útil de quase um século, no mercado de transportes eles são descartados, em média, após completar uma década. Isso faz com que um excedente de containers esteja sem função mundo a fora, especialmente depositados em portos. A boa notícia é que estão prontos para transformarem-se em escritórios, casas, restaurantes, lojas de roupas, centros comerciais e estandes de vendas.

Containers no setor imobiliário e na construção civil

No mercado brasileiro, algo bastante comum são as estruturas temporárias para comercialização de projetos imobiliários, especialmente, loteamentos, os chamados estandes de vendas. Quando o processo é feito de maneira tradicional, com estandes sendo construídos e demolidos após um período, acaba gerando impactos negativos, tanto econômicos, quanto ambientais.

Os containers surgem como alternativa estratégica para os estandes de vendas, pois podem ser facilmente realocados no mesmo loteamento ou transferidos para outros locais. As estruturas são modulares e permitem constituir os espaços necessários para atender clientes com escritório, cozinha, banheiro e caixa d’água. Inclusive, esses módulos podem ser utilizados separadamente e, quando preciso, acoplados a outros módulos para criar novos ambientes, tudo de acordo com a necessidade.

Benefícios da construção em container

– É financeiramente mais econômica, reduzindo em até 30% os custos totais da obra;  

– Reduz a geração de entulhos e outros materiais, deixando a obra mais limpa;

– Rápida execução, em comparação aos meios tradicionais de construção;

– É ambientalmente mais sustentável, pois demanda menos areia, tijolo, cimento e água. Além disso, é possível reutilizar o container;

– Logística acessível, pode ser facilmente desmontado e montado em outros locais;

– É altamente modulável e permite executar opções modulares e geométricas que possibilitam configurações distintas;

– Geralmente, não é necessário aplicar serviços de fundação e terraplanagem;

– Resistente a condições climáticas, como vento forte e temporal;

– Possibilita instalar revestimentos interno, térmico e acústico, assim como sistema hidráulico e elétrico; e

– Permite inserir placas para captação de energia solar.


Cuidados na construção em container

– É necessário um terreno espaçoso para que os guindastes consigam fazer as manobras;

– É preciso um tratamento adequado para evitar a ferrugem;

– Pode haver vestígios contaminantes dependendo dos materiais anteriormente transportados no container;

– No caso dos containers marítimos, é preciso colocar em prática cuidados especiais de isolamento térmico e acústico; e

– O corte das esquadrias exige mão de obra especializada.

Como é possível perceber, o container é uma opção prática e financeiramente atrativa. Dois fatores que justificam a crescente demanda na construção civil. Em relação aos itens que exigem cuidado, eles podem ser facilmente resolvidos ao contar com profissionais especializados em construção voltada para containers. Sim, já existe esta função.

Essas informações deixam cada vez mais evidente que quem está à frente da construção civil precisa estar constantemente atento às tendências e inovações. Outro tópico que está sendo visto como uma excelente oportunidade de investimento são os empreendimentos de uso misto, eles estão entre as tendências das grandes cidades.


Confira algumas aplicações de containers: 

Uso em comércio


 

Em stand de vendas

 

Em residências


Se você conhece outras possibilidades que estão ganhando cada vez mais espaço, aproveite o espaço dos comentários para compartilhar conosco.