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jun

Gestão do tempo: 5 técnicas para aumentar a produtividade do time de marketing

Alguém te pergunta “como estão as coisas no trabalho?” e você responde “na correria”. Este é um cenário comum para muitos gestores de marketing. A falta de tempo é um problema que afeta 62% dos brasileiros e ela pode se tornar um problema no ambiente de trabalho, afetando sua produtividade e a da sua equipe. Por isso, é essencial investir na gestão do tempo.

Em um mercado cada vez mais competitivo como o da Construção Civil, é fundamental adotar uma gestão com foco em produtividade. E para que você saiba por onde começar, separamos abaixo as principais dicas sobre gestão do tempo para um time de marketing!

1. Faça o planejamento estratégico para gestão de tempo

Quando você vai ao supermercado, você faz uma lista do que precisa comprar ou deixa para tomar a decisão lá? Se for a segunda opção, as chances são de que sua compra acabe ultrapassando o orçamento e você adquira itens que realmente não precisava.

Como uma ida ao supermercado, a gestão do tempo também passa por um bom planejamento. Quais são suas responsabilidades? O que a área de marketing precisa entregar? Quais atividades devem ser desenvolvidas para atingir esse objetivo? Quantos profissionais vão executá-las? Com quanto de budget?

Todas essas perguntas vão te ajudar a planejar a melhor forma de gastar seu tempo e da sua equipe. Mesmo se você já tiver esse planejamento estratégico feito, é importante revisá-lo regularmente pois é comum que, com o tempo, novas tarefas sejam agregadas às funções do departamento sem que, necessariamente, o planejamento seja alterado.

2. Saiba como melhor delegar tarefas

Uma das principais funções de um líder é delegar tarefas, mas será que você sabe mesmo como fazê-lo de forma a aproveitar o melhor do seu time?

Ninguém é igual e os diferentes profissionais do seu time possuem habilidades distintas. Enquanto um colaborador pode ser ótimo no design, outro pode ser bom em mensurar campanhas de marketing.

Cabe a você identificar os pontos fortes e os fracos de cada um. Um bom líder é aquele que sabe aproveitar o melhor dos membros do seu time para otimizar o tempo de todos.

3. Controle a objetividade e a quantidade de reuniões

Um dos maiores problemas que afetam a produtividade de uma equipe são as reuniões. Geralmente, o que vemos acontecendo é a perda de foco durante os encontros, comprometendo a gestão do tempo e as atividades individuais de cada participante.

A principal dica para evitar esse problema é definir a pauta da reunião antes que ela aconteça. É como criar um roteiro para ser seguido durante o encontro, para que ninguém se perca em discussões que não tinham a ver inicialmente com a proposta daquela reunião. Alguns softwares de e-mail corporativo possuem essa função e podem facilitar muito sua vida.

4. Estabeleça metas coletivas e individuais

Vamos a outra metáfora: quando você sai de casa para ir a algum lugar de carro, você já tem na cabeça onde quer chegar e qual caminho fará? É comum fazermos isso pois nos poupa tempo tomando decisões e definindo a melhor rota, então por que não fazer o mesmo no ambiente de trabalho?

Para chegar em algum lugar, é preciso antes saber onde se quer ir, e é para isso que as metas existem. Elas servem como um guia para você e sua equipe dos passos que vocês devem seguir para alcançar os objetivos da área.

5. Valorize momentos de descanso

Pequenos intervalos de descanso durante o trabalho aumentam a produtividade. A ideia é que dividir o tempo em blocos melhora a agilidade do cérebro e estimula o foco. Por isso, é importante não só monitorar o seu tempo para garantir que você está tendo o descanso adequado, como também acompanhar os descansos da sua equipe.

Existem algumas técnicas, como a técnica de Pomodoro, que ajudam a fazer a gestão do tempo. A técnica diz que a cada 30 minutos, 25 devem ser de trabalho e 5 de descanso, o que representa 1 “pomodoro”. A cada 4 “pomodoros”, ou seja, a cada 4 ciclos de 25 + 5 (2 horas), o descanso deve ser mais longo, chegando a 30 minutos.

E você, enfrenta muitos problemas com a gestão do tempo? Tem alguma outra sugestão de como fazê-la e aumentar a produtividade da equipe? Compartilhe conosco e com nossos demais leitores nos comentários abaixo!