08
fev

Stand de vendas: 5 dicas poderosas para vender mais empreendimentos

O lançamento de um empreendimento envolve diversas ações, e uma das mais importantes delas, sem dúvida, é o stand de vendas. Contudo, se alguns anos atrás montar um stand sem muitos recursos, nem mesmo uma maquete do empreendimento, já trazia ótimos resultados, hoje é preciso muito mais para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Os tempos agora são outros. A situação econômica do país mudou e, principalmente, os hábitos dos consumidores mudaram, fazendo com que um stand simples com apenas uma mesa e um vendedor não tenha mais a mesma efetividade.

Pensando nisso, abaixo separamos 5 dicas poderosas para te ajudar a montar um stand de vendas matador, que continue atraindo clientes e melhore as vendas de empreendimentos! Acompanhe:

1. Conheça seu cliente e pesquise os melhores pontos

O grande segredo do marketing hoje são as chamadas personas. Este é um conceito que te auxilia a entender melhor quem é seu potencial cliente e como atingi-lo. Ao conhecer sua (ou suas personas), você será capaz de determinar alguns detalhes sobre seu stand de vendas, tais como:
** Melhores pontos para montá-lo (seja em feiras, na frente do empreendimento ou em lugares de grande movimentação);
Tamanho do stand ideal;
** Diferenciais que você deve oferecer;
** Como deve ser o atendimento;
** Principais dores do consumidor que você poderá solucionar.

Para entender melhor, vamos supor que sua persona são casais casados entre 1 a 3 anos que acabaram de ter o primeiro filho e estão procurando por um apartamento maior.

Seu stand deverá estar localizado próximo a pontos que essa persona frequenta (dentro de shoppings, perto de lojas para bebês ou de móveis, por exemplo) e você deve focar o atendimento em mostrar porque seu empreendimento é o ideal para criar uma criança, trazendo conforto e segurança para uma família maior.

2. Monte uma estrutura atraente e bem equipada

Uma estrutura atraente é ponto essencial para que sua persona pare no stand de vendas. Uma das grandes mudanças no comportamento do consumidor é que todos hoje temos pressa. Ninguém perde tempo com algo que não tenha certeza valer realmente a pena, e é a estética do seu stand que será o primeiro item notado e avaliado pelo cliente.

Como falamos, não basta somente colocar uma mesa, um vendedor e uma caneta. É preciso investir em um design que facilite a identificação do consumidor com a marca (clique aqui e leia sobre branding) e que chame a atenção de quem passe pelo local de exposição escolhido.

3. Prepare a equipe de vendas para atender bem

Todo mundo quer ser bem atendido, seja para comprar um pãozinho na esquina ou um carro de luxo. Por isso, treinar a equipe que ficará no stand de vendas é fundamental para ter sucesso com sua ação.

Além de ser educados e cordiais com todos (mesmo com os famosos “curiosos”, que não compram — afinal, eles também podem vir a ser potenciais clientes no futuro), eles precisam ter em mãos todas as informações e ferramentas necessárias para sanar qualquer dúvida do consumidor.

4. Preocupe-se com a experiência do usuário (UX)

O marketing atualmente tem tudo a ver com a experiência do usuário, ou do inglês user experience (UX). Mais do que um imóvel, o consumidor quer ter uma experiência de compra diferenciada, e é isso que você deve buscar oferecer no seu stand de vendas.

Aposte na tecnologia para isso. Wi-fi liberado é ponto fundamental nos dias de hoje. Você pode liberar o acesso para aqueles usuários que fizerem check-in na página da empresa no facebook, por exemplo, e ainda ganhar tráfego para suas mídias sociais.

Outra boa proposta é utilizar a realidade virtual ou óculos 3D para oferecer uma completa imersão no empreendimento, proporcionando uma experiência única para conhecer a unidade, a região e a vista do local.

5. Acompanhe os resultados para otimizar a estratégia

O segredo de uma boa estratégia é acompanhar os resultados e identificar possíveis pontos de melhoria. Afinal, por mais que você planeje um stand sensacional, somente na hora do “vamos ver” é que saberá como será o seu desempenho.

Por isso, pense em formas de acompanhar sua performance para melhorar as ações futuras. Pesquisas de satisfação são fundamentais. Além disso, você deve sempre se preocupar em medir o fluxo de pessoas no stand de vendas e acompanhar o ROI da sua campanha para entender se o investimento está realmente trazendo retornos.

Gostou do nosso post? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas para otimizar o marketing da sua empresa de construção!