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A força das construtechs: como as atuais 300 startups podem mudar o setor de construção civil?

Responsável por cerca de 12% do PIB econômico brasileiro, frequentemente, o setor da construção civil é lembrado como um dos mais conservadores setores da nossa economia. A boa notícia é que existem empreendedores e profissionais engajados no propósito de modernizar e alavancar o setor: muitas construtechs vêm se destacando no cenário de startups brasileiras.

Essas empresas buscam conhecer e solucionar as principais demandas (dores) do setor para tornar as atividades ligadas à construção mais eficientes, ágeis, seguras e econômicas. Quer entender mais sobre as construtechs e a transformação gerada por elas? Acompanhe!

O que são e o que fazem as construtechs?

Construtechs são startups que prestam serviços ou vendem produtos ligados à construção civil. Por definição, uma startup é um negócio inovador em fase inicial que busca desenvolver um modelo repetível e escalável e trabalha em um ambiente de fortes incertezas.

Muitas vezes, as startups estão ligadas à tecnologia porque atualmente é praticamente impossível falar em inovação sem pensar no uso de ferramentas digitais. Portanto, uma construtech é uma empresa de base tecnológica que busca solucionar os problemas da cadeia produtiva da construção civil.

Qual a importância dessas startups para o setor de construção civil?

O setor de construção civil ainda pode ser visto como conservador. Tradicionalmente, existe uma resistência na realização de mudanças e pode ser difícil implementar modernizações. No entanto, nós sabemos que a era digital chegou para todos e que a tecnologia pode trazer muitos benefícios.

É justamente isso que as construtechs querem fazer: usar a tecnologia para modernizar/digitalizar o setor e trazer mais produtividade, eficiência e desenvolvimento. As inovações propostas por algumas construtechs envolvem, por exemplo:

a) Softwares de gestão de obras;

b) Soluções de energias renováveis;

c) Aplicativos para redução de desperdício nas obras;

d) Plataformas para cotação de preços de materiais de construção;

e) Marketplaces de vendas de imóveis.


Dados apontam que possam existir cerca de 300 construtechs mapeadas no país. E boa parte delas foi mapeada pela Construtech Ventures, uma venture especializada em construção civil baseada em Santa Catarina, berço da tecnologia no Brasil. As soluções propostas podem envolver todos os elos da cadeia da construção e estão divididas nos seguintes segmentos:

Mineração
Prospecção de terrenos e lotes
Insumos e serviços
Gestão de estoque e desperdício
Canteiro de obra
Gestão de contratos e documentos
Burocracia pública
Aluguel, compra e venda de imóveis
Conteúdo
Gestão de carteira
Investimento e crowdfunding
Avaliação de imóveis
Compartilhamento de espaços
Comunicação e gestão de condomínios
Energia
Prestação de serviços
Reformas e decoração
Smarthomes
Manutenção predial

Qual o cenário para as construtechs em 2018?

As expectativas para a construção civil são boas. O mercado espera que o PIB brasileiro cresça em 2018 e que o setor volte a contratar. Também há a expectativa de que aconteçam investimentos em habitação nos próximos anos.

Para Bruno Loreto, head da Construtech Ventures, o ano de 2018 será um ano de crescimento para as construtechs. Em entrevista para o portal StartSe, Bruno diz que “esse ano (2017) foi o ponto de virada. Em 2018 e 2019, eu tenho certeza que construtech vai ser uma das indústrias que mais vão se destacar”.

Ou seja, se você é empreendedor e deseja fazer novos investimentos, o setor de construtechs é uma oportunidade promissora.

Como o conteúdo qualificado pode ajudar as startups?

O marketing de conteúdo é uma das formas preferidas de divulgação de muitos negócios e para quem é da área de tecnologia, ele se torna uma ferramenta ainda mais importante. Como uma empresa inovadora pode se tornar conhecida e conquistar a confiança do público? Mostrando autoridade no assunto, se conectando com a audiência e provando que sabe do que está falando.

Ou seja, ao criar, publicar e divulgar conteúdo qualificado, as startups têm a chance de se posicionarem no mundo digital e chamar a atenção do seu público. Através de bons posts, vídeos, e-books, webinars e outros conteúdos, as construtechs, e outras startups, podem se apresentar e começar construir uma boa reputação.

E então, gostou de saber mais sobre as construtechs? Que tal compartilhar o post nas suas redes sociais?