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jun

Ebook: como pode atrair mais leads para a sua base?

Alô, gestor de marketing, quer saber como o ebook pode te ajudar a ter mais sucesso em seu plano de marketing?

Neste artigo, vamos explicar o que significa ebook e como pode melhorar (e muito!) a captação de leads. Continue a leitura!

O que é um ebook?

Primeiramente, o significado da palavra Ebook. Um ebook, nada mais é do que a abreviação de “Electronic Book”, que traduzindo significa livro eletrônico.

Os ebooks ganharam muito destaque após a digitalização do mundo, pois a versão digital de um livro é mais prática de ser consumida, já que se adapta a diversos diversos dispositivos móveis como celulares, tablets e dispositivos de leitura, além de não ocupar espaço físico.

Há versões gratuitas e pagas de ebooks na internet e se destinam às pessoas que buscam conteúdo mais detalhado sobre determinado assunto.

Os ebooks servem, principalmente, para orientar e educar o público, tornando a sua empresa uma autoridade. Quanto mais ebooks você disponibilizar para a sua persona, mais você será considerado referência em seu segmento.

Mas, atenção: este conteúdo precisa ser relevante, responder as dores do cliente e fazer parte de uma estratégia de marketing estruturada para gerar resultados significativos.

A importância de produzir ebooks em uma estratégia de marketing

Desenvolver um ou mais ebooks em sua estratégia de conteúdo é fundamental para conseguir uma boa base de leads.

Além disso, também ajuda a conhecer melhor o seu público e entender quais assuntos mais interessam sua audiência.

Mas como isso acontece? Uma pessoa atraída pelo conteúdo ofertado por sua empresa está mais disposta a disponibilizar seus dados: e-mail, nome e cargo, por exemplo – para baixar o seu material. Ou seja, é uma excelente troca para os dois lados.

Vantagens de disponibilizar ebooks para download

  • Autoridade: produzir conteúdo mais aprofundado mostra ao seu público que você tem expertise sobre determinado tema e o torna um especialista em seu nicho de mercado.
  • Interesse: as pessoas que se cadastram em sua base de leads, de alguma forma, já possuem interesse pelo seu conteúdo. Nada mais justo que manter a nutrição desses leads com mais material relevante, como os ebooks.
  • Baixo custo de produção: um ebook, por ser um formato de livro 100% digital, não possui custo de produção e publicação do material impresso, tornando-o mais viável financeiramente.
  • Conversão: a facilidade de encontrar um ebook para download converte o prospect em cliente mais rápido, além de possibilitar um controle mais preciso do número de downloads se comparado com a venda de livros impressos.
  • Funil de vendas: um lead interessado em conteúdo mais aprofundado já avançou etapas no funil de vendas e, se você continuar nutrindo este lead, há maior chance de convertê-lo em um cliente.
  • Concorrência: de acordo com a pesquisa Content Trends 2019, 67,3% das empresas no Brasil já utilizam marketing de conteúdo em sua estratégia, sendo que 54,07% já conhece o número de visitas mensais geradas em seu site. Você não quer ser ultrapassado pela concorrência, não é mesmo?
  • Tráfego: Ainda, segundo a mesma pesquisa, empresas que produzem conteúdo como os ebooks tem 1,3 vezes mais visitas e 1,4 vezes mais leads.

Ebook: como fazer

É essencial que a criação do ebook seja parte de uma estratégia macro para gerar resultado efetivo, caso contrário, você vai apenas gastar tempo e dinheiro.

O conteúdo precisa estar totalmente alinhado com os objetivos da empresa e com sua estratégia de marketing e vendas. Feito esse alinhamento, poderá iniciar o desenvolvimento do seu material.

Confira alguns passos a seguir:

  1. Valide ideias e reúna informações
  2. Defina a estrutura e o briefing
  3. Escreva o ebook
  4. Revise todo o conteúdo
  5. Crie o layout e diagramação
  6. Prepare e execute o lançamento
  7. Analise e otimize os resultados

Uma boa estratégia é pensar em uma parceria de Co-Marketing para elaborar um conteúdo ainda mais rico e aprofundado no tema. E, desta forma, duas ou mais empresas unem forças, tanto de autoridade, quanto de captação de leads.

O ebook também pode ser dividido em diversos posts para blog, assim você consegue otimizar o conteúdo para mais de um canal de comunicação.

Utilizando um ebook para captar clientes

Como já mencionamos anteriormente, produzir conteúdo aprofundado frequentemente o torna uma autoridade no assunto. Em outras palavras, quanto mais completo for o seu material, mais o cliente vai procurar por você.

Uma prática muito utilizada para disponibilizar um ebook e obter leads é através de landing page que, basicamente, é um formulário para captar informações do prospect.

Os ebooks ficam “escondidos” atrás das landing pages e são liberados quando o interessado preenche os dados solicitados e se torna um lead em sua base. Ou seja, é uma moeda de troca: o ebook pelos dados.

Além disso, para despertar o interesse e fazer o prospect tomar a iniciativa, é importante que a landing page tenha uma descrição sobre o assunto do ebook e uma chamada para ação (call to action) atrativa e fácil de encontrar.

Como divulgar um ebook

Antes de tudo, falando sobre os canais de divulgação do material, todos os canais onde sua empresa está presente são fundamentais, pois reforçam a construção da sua marca.

Criada a landing page, aproveite sua audiência em canais como Facebook, Instagram, LinkedIn e outras redes sociais da qual você faz parte para promover o seu material.

Outras opções são enviar por e-mail marketing para uma base segmentada de leads já existente e criar anúncios no Google Ads e Facebook Ads.

Mas atenção: é essencial que o discurso esteja alinhado com os objetivos da empresa e seja unificado em todos os canais de comunicação, pois isso passa maior segurança ao prospect.

Analise os resultados

Em suma, não esqueça de fazer uma análise periódica dos resultados obtidos. Assim, é possível identificar se a estratégia está gerando bons resultados ou se será necessário modificá-la para melhorar a performance.

Por último, uma empresa especializada em produção de conteúdo pode auxiliar em sua estratégia. Nesse sentido, nós aqui da Halo Notoriedade atuamos em marketing de conteúdo e marketing digital, com 10 anos de experiência dedicados para o setor da construção civil em todo Brasil.

Desenvolvemos conteúdo direcionado e ajudamos a sua empresa a alcançar excelentes resultados em captação de leads e vendas. Entre em contato e solicite um orçamento de nossos pacotes de produção de conteúdo.