Gestor de Marketing: conheça as 5 competências que refletem em resultados
A tecnologia mudou a cara do marketing a tal ponto que as descrições de trabalho, as expectativas e as responsabilidades de um gerente de marketing atualmente diferem muito daquelas de uma década atrás. Saber emitir comunicados de imprensa e atualizar o site da empresa já não são mais o suficiente.
Além das técnicas tradicionais e já consolidadas, para ter sucesso, o novo gestor de marketing precisa ficar atento à evolução da tecnologia e às tendências que surgem como consequência desses avanços. Ele precisa saber como as mídias sociais, os mecanismos de pesquisas, vídeos, e a geração de conteúdo funcionam para montar um plano de marketing que realmente ajude a empresa a conquistar seu principal objetivo: vender mais.
E para que você saiba como ter sucesso na sua carreira, separamos abaixo as principais competências que o gestor de marketing da nova era digital deve ter. Acompanhe conosco e descubra!
Principais competências de um gestor de marketing
Os futuros gestores de marketing devem pensar em termos das seguintes habilidades amplas que podem ser aplicadas em diferentes cenários, indústrias e empresas de médio a grande porte. Veja quais são elas:
1. Possuir pensamento crítico
Em uma pesquisa de 2010 da American Management Association (AMA), a maioria dos executivos relatou precisar de gestores com sólidas habilidades de pensamento crítico, mas que o atual grupo de profissionais com que contavam não havia desenvolvido essa habilidade satisfatoriamente.
O pensamento crítico, ou a capacidade de analisar situações ou declarações e determinar a sua validade, é a base sobre a qual os profissionais de gestão modernos criam suas carreiras. O pensamento crítico gera o pensamento criativo, o que, por sua vez, permite resolver problemas com mais rapidez e eficiência. E é exatamente isso que os empregadores buscam em um gestor.
2. Saber gerenciar projetos
Nos negócios de hoje, você não precisa ter o título de gerente de projetos para ser um. Os projetos podem ser simples ou complexos, a curto ou a longo prazo, mas principalmente no marketing, eles estão cada vez mais acontecendo em resposta rápida às oportunidades novas que o Marketing Digital vem trazendo.
Os futuros gestores de marketing precisarão aprimorar suas habilidades de gerenciamento de projetos para liderar suas equipes e cumprir os objetivos da empresa implementando novas estratégias de acordo com as tendências de mercado.
3. Ter habilidades analíticas
Os gerentes bem sucedidos de marketing possuem mentes analíticas. Eles conhecem o valor da grande quantidade de dados que a internet disponibiliza atualmente e estão altamente interessados no que essas informações podem revelar sobre o comportamento do consumidor, a eficácia das suas campanhas de marketing e muito mais.
Os melhores gerentes também sabem como olhar para além dos dados e identificar tendências e padrões que podem levar a esforços de marketing mais bem sucedidos.
4. Possuir uma abordagem holística
Os futuros gerentes abordarão o marketing pensando em termos de sistemas integrados e interligados e como eles se afetam. É preciso saber como integrar as técnicas offline às novas estratégias do Marketing Digital para promover a empresa. É de vital importância que ele consiga enxergar como as relações entre todas as partes de um plano de marketing funcionam e saiba gerenciá-las de forma eficaz.
5. Conhecer as principais ferramentas
Como a tecnologia continuará a avançar e influenciar de perto a forma como o marketing é realizado, sempre será importante que o gestor de marketing seja tecnicamente experiente. O envolvimento do cliente ocorrerá de mais maneiras e por diferentes canais, e competir por sua atenção significará entregar os serviços e as informações que eles querem, por meio de aplicativos amigáveis e ferramentas para criação de relacionamento.
Ou seja, para entregar o que o consumidor quer e executar sua estratégia, o gestor de marketing precisa estar familiarizado com as principais ferramentas de marketing e com os benefícios que elas trazem para aspecto do seu plano.
À medida que a tecnologia alimenta a indústria, novas abordagens de marketing continuarão a ser desenvolvidas. Embora seja importante saber como aproveitar oportunidades específicas, o gestor de marketing de sucesso precisa adquirir habilidades específicas que podem ser aplicadas para ajudar sua empresa a alcançar seus objetivos.
E para ficar a par das principais tendências do marketing na indústria da construção, leia nosso post com as principais feiras do mercado no segundo semestre de 2017 e planeje em quais você participará!