Busca orgânica: a importância de estar bem posicionado no Google
Estar bem posicionado na busca orgânica do Google traz maiores chances do conteúdo ser acessado e é fundamental para gerar bom tráfego no site e excelentes resultados para o negócio.
Dessa forma, entenda a importância do posicionamento orgânico e como melhorar o da sua empresa.
O que é busca orgânica?
Busca orgânica trata-se da otimização constante do conteúdo oferecido, tornando-o relevante para o Google a ponto de ficar entre os primeiros resultados sem qualquer investimento em mídia.
Em outras palavras, quando você faz uma pesquisa, logo abaixo dos anúncios estão os resultados orgânicos: sites considerados relevantes pelo Google por terem conteúdo otimizado e um bom número de acessos.
A importância de estar bem posicionado na busca orgânica
Uma pergunta simples que traduz a importância do bom posicionamento na busca orgânica é: você costuma clicar na segunda ou terceira página de resultados quando faz uma pesquisa? É bem provável que a resposta seja não.
De acordo com uma pesquisa da ImFORZA, cerca de 75% dos usuários nunca passam para a segunda página de resultados.
Além disso, pesquisas realizadas pela Hubspot e Search Engine Journal, indicam que 60% dos cliques em uma busca no Google se concentram nos três primeiros resultados, sendo que 34,36% estão na primeira posição.
Ou seja, estar nas primeiras posições gera mais tráfego ao site e confiança na marca, visto que os primeiros resultados passam a ideia de que a empresa é especialista no assunto.
Busca orgânica: dicas para melhorar o posicionamento
1. Priorize a experiência do usuário com conteúdo relevante
O Google prioriza a experiência do usuário ao oferecer qualquer conteúdo. Portanto, responda as dúvidas do leitor.
Para isso, faça uso da palavra-chave correta e apresente soluções viáveis no decorrer do texto.
Além disso, textos fáceis de compreender trazem maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados. Portanto, utilize palavras fáceis e parágrafos curtos.
Outro fator importante é tornar o conteúdo escaneável para que o usuário encontre a resposta de forma rápida. Um exemplo é utilizar bullet points (tópicos) para destacar pontos importantes no texto.
2. Otimize títulos, subtítulos e descrições
É importante que a palavra-chave escolhida esteja presente no decorrer do conteúdo, inclusive no título, subtítulos e descrição.
Entretanto, lembre-se que a experiência do usuário é prioridade, então procure incluir a palavra-chave de forma fluida, sem que pareça forçada no texto.
3. Faça uso de links internos e externos
Utilizar links internos, também conhecidos como backlink, para direcionar a outros conteúdos do próprio site possibilita que o usuário adquira mais conhecimento sem sair da sua página. Ou seja, você mantém a atenção dele por mais tempo.
Da mesma forma, os links externos também possuem relevância, pois trazem credibilidade para o conteúdo.
Podem-se ter como exemplos: apresentar dados de pesquisa direcionando para a instituição responsável ou para veículos de comunicação confiáveis (como fizemos logo acima com a referência da pesquisa da Hubspot e Search Engine Journal e abaixo com a FGV).
4. Tenha um site responsivo
Segundo um estudo realizado pela FGV, existem cerca de 424 milhões de dispositivos digitais em uso no Brasil, sendo que 234 milhões são smartphones.
Ou seja, ter um site que se adequa aos variados dispositivos é essencial para melhorar a experiência do usuário.
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