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10
ago

Conheça 2 modelos de jornada de atendimento do ramo imobiliário

A jornada de atendimento é um processo bem estruturado que visa trazer organização e agilidade durante o atendimento aos clientes em potencial, os chamados leads.

Além disso, também é uma forma de metrificar o interesse dos leads e como eles podem ser trabalhados para gerar novas oportunidades de vendas futuras.

Neste texto, você terá acesso a duas jornadas de atendimento, a fim de avaliar qual delas faz mais sentido à sua empresa e também conhecer as principais ações para estruturar esse processo. Boa leitura!

Como criar uma jornada de atendimento que gere bons resultados

Uma estratégia de marketing digital consistente é formada por uma série de ações e ferramentas que se complementam e conversam entre si, a fim de centralizar as informações obtidas.

Por esse motivo, além de ter os canais digitais estruturados, com CRMs de marketing e vendas em funcionamento, também é importante desenvolver processos internos, como a criação de uma jornada de atendimento comercial.

Esse processo tem o objetivo de facilitar a comunicação do time de vendas com os leads, criar agilidade no atendimento e, principalmente, analisar o interesse deles.

Dessa forma, é possível qualificar as oportunidades e trabalhar cada segmentação de acordo com um objetivo determinado.

Conheça dois modelos de jornada de atendimento comercial

Modelo de Jornada 1

O primeiro modelo de jornada de atendimento consiste em 6 etapas, que variam de acordo com a evolução do atendimento.

Na tabela abaixo, você confere uma sugestão que pode ser adaptada ao formato do seu negócio e à quantidade de pessoas na sua equipe.

Todas as etapas neste modelo são importantes, entretanto, a etapa 6 é crucial para ir melhorando todas as anteriores. Isso porque, ao passo que o(s) atendimento(s) vão identificando e anotando os motivos de perdas, gera oportunidades de melhorias para o setor comercial e, sobretudo, para o marketing, que pode ir adaptando materiais de acordo com as necessidades. 

1. PRÉ-ATENDIMENTO2. VISITA3. PROPOSTA
Aguardando atendimentoAgendadaElaborando proposta
1ª tentativa de contatoRealizada (Atendimento Frio)Em análise
2ª tentativa de contatoRealizada (Atendimento Quente)Proposta aprovada
3ª tentativa de contatoContraproposta ou ajustes
4ª tentativa de contatoProposta reprovada
5ª tentativa de contato
6ª tentativa de contato
7ª tentativa de contato
Contato realizado (Frio)
Contato realizado (Quente)
Reagendar visita

4. CONTRATO5. VENDA GANHA6. VENDA PERDIDA
Elaborando contratoContrato assinado pelo clienteAtendimento – Tentativas de contato esgotadas
Contrato emitidoContrato assinado completoAtendimento – Cliente apenas pesquisando
Atendimento – Dados de contato incorretos
Atendimento – Cliente não retorna contato
Atendimento – Corretor de imóveis
Atendimento – Deseja vender um imóvel e não comprar
Atendimento – Em atendimento por outro corretor
Imóvel – Interesse em outra região
Imóvel – Prazo de entrega não atende
Imóvel – Produto não atendeu a necessidade
Imóvel – Cliente deseja imóvel pronto
Imóvel – Cliente deseja lançamento
Imóvel – Procurando ou decidiu por aluguel
Negociação – Achou o imóvel fora do preço
Negociação – Declarou ter comprado outro imóvel
Negociação – Deseja colocar permuta e não foi aceita
Negociação – Não concordou com o plano de pagamento
Negociação – Não possui entrada suficiente
Negociação – Não possui renda suficiente
Negociação – Cliente com restrição no CPF
Negociação – Desacordo de contrato

Modelo de Jornada 2

Já o segundo modelo de jornada de atendimento é composto por 7 etapas, conforme listadas abaixo. Este modelo está ilustrado na imagem de capa deste texto.

  1. Crie um conteúdo que sirva como isca digital;
  2. Crie uma página que dê informações sobre o conteúdo (landing page) e capture os dados do lead;
  3. Envie conteúdos com temas de interesse para esses leads, de acordo com a jornada de compra;
  4. Após um período determinado pela empresa, inicie o contato comercial – período esse contabilizado a partir do momento que o lead foi capturado. Ex.: após quantos minutos o lead deve receber o primeiro atendimento e assim sucessivamente;
  5. Proponha uma reunião presencial ou online e demonstre interesse em resolver um possível problema ou desafio do lead;
  6. Faça uma proposta comercial que traduz a dor dele e ofereça uma solução ajustada a sua realidade;
  7. Ganhe a oportunidade e acompanhe o fechamento.

As ações citadas acima também são sugestões que podem ser adaptadas ao modelo de gestão do seu negócio.

Conclusão

Como você pode ver, o processo de gestão de atendimento está relacionado ao contato com o lead do início ao fim, destacando os motivos que resultaram em vendas perdidas.

Isso porque, com a jornada de atendimento estruturada, o time de vendas consegue apresentar os reais motivos dessas vendas perdidas, auxiliando o marketing a criar ações para reaquecer a base e gerar novas oportunidades.

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