Marketing e vendas: a receita de suce$$o das empresas
Marketing e vendas estão entre os principais departamentos que mais geram receita para a empresa. Por isso, é essencial que ambos trabalhem juntos seguindo o mesmo objetivo.
No entanto, não é sempre que isso acontece e essa falta de alinhamento impacta negativamente no lucro do negócio.
Logo, se você quer saber como unir os departamentos e gerar excelentes resultados em sua empresa, continue a leitura!
Smarketing: entenda a união entre marketing e vendas
Smarketing (também conhecido como Vendarketing, em português) é a ligação dos termos Sales (vendas) e marketing. Na prática, significa unir os departamentos de marketing e vendas com o objetivo comum de gerar lucro para a empresa. Ou seja, alinhar os setores gera leads mais qualificados e, como resultado, mais vendas.
Nesse sentido, além das responsabilidades individuais – Marketing atrai, nutre e qualifica os leads e Vendas converte os leads qualificados em clientes – a implantação do smarketing gera responsabilidades em comum, como alcançar as metas compartilhadas, por exemplo.
Como unir marketing e vendas e obter resultados reais
Agora que você conhece o significado de smarketing, é hora de mostrar como implantá-lo em sua empresa. Confira as dicas!
1. Promova a integração das equipes
Para obter resultados efetivos, é essencial que marketing e vendas estejam integrados. O termo integrado não está, necessariamente, relacionado com o espaço físico, mas que os departamentos entendam a função um do outro e sua importância em gerar lucros para a empresa.
Por outro lado, se as equipes estão distantes, promova a união. Agende um encontro para apresentar as responsabilidades gerais de cada departamento, bem como, as facilidades e dificuldades. Com o apoio um do outro, é possível chegar em um acordo que beneficie as duas partes.
2. Defina metas compartilhadas
Reunir as equipes para definir as metas em comum é fundamental para o comprometimento de todos. Portanto, trace metas realistas com prazos determinados e certifique-se de que todos compreenderam as suas responsabilidades.
Além disso, divida uma meta grande em várias metas pequenas. Esta é uma forma de engajar a equipe e direcioná-la para alcançar o objetivo final.
3. Estabeleça um prazo para reavaliar as estratégias de marketing e vendas
Frequentemente, as equipes precisam avaliar se as metas estão sendo cumpridas, bem como, analisar os dados para entender se a estratégia adotada está funcionando.
Para isso, os departamentos devem se reunir para apresentar seus números e avaliar o que está dando certo e o que precisa ser corrigido.
Além disso, a cultura de feedback tem grande valor. Pois é através dos feedbacks que as equipes compreendem a visão uma da outra, expõem opiniões e trazem sugestões.
Mas atenção: o propósito do feedback é para que os departamentos analisem as sugestões e encontrem a melhor forma de solucionar o problema, não para buscar culpados. Portanto, saber ouvir e respeitar são muito importantes nesta etapa.
4. Integração de ferramentas e recursos de marketing e vendas
Outro ponto positivo é integrar as ferramentas e recursos dos departamentos, como CRM e sistemas de automação de marketing.
Afinal, disponibilizar os dados que essas ferramentas oferecem para as equipes traz grandes insights, já que ambas acompanham a jornada de compra do cliente e determinam as melhores estratégias para cada etapa do funil de vendas.
Conclusão
Por fim, entender a importância de integrar e engajar as equipes de vendas e marketing é essencial e gera um excelente resultado no faturamento da empresa. Além disso, departamentos alinhados promovem ganho de tempo na execução de tarefas, garantindo maior eficiência nos processos.
Portanto, deixe o colaborador ciente das suas responsabilidades e direcione bem as equipes para desenvolver uma sensação coletiva de pertencimento e, consequentemente, maior engajamento. Dessa forma, é mais fácil promover o sucesso do negócio.
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