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set

Até onde vai o papel do marketing na empresa?

Há quem defina marketing como propaganda, ou vendas, ou ambos. A verdade é que o papel do marketing em um negócio é muito mais complexo do que apenas conseguir mais vendas ou fazer propaganda para o negócio.

Aliás, já podemos começar fazendo uma diferenciação: quem vende é a equipe de vendas e não o marketing. Mas, então, qual é o papel do marketing e como ele pode ajudar a empresa a crescer? Quais são os limites para o marketing e como ele pode trabalhar junto com as vendas?

Ficou curioso para descobrir tudo isso? Acompanhe com a gente e entenda!

As funções do marketing e como ele pode ajudar a empresa

O que se pode esperar do departamento de marketing é que ele ajude a entender o mercado, os clientes, os produtos, os serviços e até mesmo a concorrência. O marketing pode ajudar, por exemplo, a definir o preço correto para o seu produto, mas também a melhor forma de embalar a mercadoria para conquistar o cliente.

Ou seja, a área de abrangência do marketing é grande. Veja algumas das principais funções!

Entendimento sobre o cliente

O marketing tem papel fundamental tanto no entendimento sobre o seu público em potencial, ou seja, quem pode se tornar seu cliente mas ainda não é, quanto sobre quem já comprou de você.

Nesse aspecto, o marketing é responsável por pesquisar, entender, conversar, ouvir e manter um bom relacionamento com o cliente. Apesar de as vendas fazerem o contato direto, é papel do marketing, por exemplo, planejar campanhas para fidelizar o cliente no pós-vendas.

Reconhecimento do nome e dos produtos da empresa

Você talvez já tenha ouvido alguém falar que uma empresa ou produto famoso é “puro marketing” com uma conotação negativa. Isso quer dizer que a empresa ou produto não tem qualidade, mas o trabalho de marketing é tão bom que todo mundo quer comprar.

Apesar dessa frase geralmente ser usada num contexto negativo, ela não representa o marketing de todos os negócios. É melhor pensar assim: se até mesmo produtos ruins podem ser desejados por causa do marketing, imagina o que será da sua empresa se tiver um produto ótimo e um marketing excelente?

Provavelmente você vai estar à frente da concorrência e ganhando muitos clientes. Isso porque um dos papeis do marketing também é fazer com que as pessoas lembrem da sua marca e desejem os seus produtos.

Descoberta de oportunidades de negócio

O papel do marketing também inclui detectar oportunidades de lançamentos de novos produtos para preencher lacunas no mercado. Um bom marketing consegue entender as dores do seu público e propor a criação de produtos ou serviços diferenciados que vão além daqueles que já existem no mercado.

Geração de contatos e oportunidades de vendas

Por fim, é claro que o marketing também tem a função de atrair contatos ou, no caso do marketing digital, atrair mais leads para o negócio. Além de fazer um primeiro contato, o marketing também é responsável por qualificar esse lead, ou seja, fazer com que ele se aproxime mais e mais da compra.

No entanto, quando o contato está próximo de tomar uma decisão de compra, provavelmente é hora da equipe de marketing tirar o time de campo e dar lugar à equipe de vendas.

O que não faz parte do papel do marketing

Como já falamos no início, vender não faz parte do trabalho de marketing. O setor funciona como um servidor gerando oportunidades de vendas, mas não é responsável por concretizá-las.

Para que o trabalho de marketing seja cada vez mais eficiente, é preciso que a equipe de vendas apoie o time de marketing e vice-versa.

Como marketing e vendas podem andar juntos

O segredo para que marketing e vendas tenham melhores resultados é simples no papel, mas difícil na prática: os dois setores devem trabalhar muito próximos e entender a rotina, os processos e as dores um do outro.

Se os profissionais de marketing e de vendas se esforçarem para compreender o trabalho do outro time, com certeza a empresa sai ganhando. É claro que isso pode e deve ser facilitado pelo uso de tecnologias, como softwares de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) e pela adoção de métricas e metas de resultado.

O time de vendas pode, por exemplo, fornecer mais dados sobre os clientes para que o marketing tenha personas cada vez mais bem definidas. O time de marketing, por sua vez, pode se esforçar para segmentar os leads e entregar ao time de vendas aquelas que realmente têm boas chances de virar clientes, aumentando a taxa de conversão deles.

Enfim, são muitos exemplos de como esses times podem trabalhar juntos para alcançar resultados melhores. Como você viu, marketing não é responsável por realizar as vendas, mas sim por preparar o terreno para elas e ajudar na fidelização do cliente no pós-vendas.

Apesar de ser de grande importância, o marketing não faz milagres e não dá conta de tudo sozinho. O papel do marketing é desempenhado em conjunto com as demais áreas e apenas o trabalho em equipe pode trazer sucesso ao negócio.

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