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jun

Newsletter: uma ferramenta poderosa na fidelização do lead

O e-mail é uma das formas de comunicação usadas no marketing digital. Porém, nada de pensar naqueles e-mails irritantes que vão direto para o spam ou para a lixeira. A forma de comunicação mais eficiente para fidelizar seus leads usando esse canal é a newsletter.

Nesse tipo de comunicação por e-mail, a empresa envia informações interessantes e se aproxima dos seus leads de forma amigável e útil. Se você ainda não usa a newsletter na sua estratégia, pode ser a hora de começar.  Não sabe como? Vem com a gente para entender tudo!

O que é newsletter?

É uma forma de comunicação por e-mail em que a empresa envia conteúdo informativo para os seus leads. Como já falamos neste outro post, os leads são aquelas pessoas que já tiveram contato com a sua empresa e autorizaram você a manter contato com elas.

A newsletter pode servir tanto para leads que já estão em um estágio avançado do funil de vendas, quase decidindo pela compra, quanto para aqueles que acabaram de entrar na sua lista. Isso porque a sua newsletter pode incluir informações variadas, por exemplo:

** Uma notícia em primeira mão sobre o mercado em que a sua empresa atua;

** Os posts mais interessantes do mês no seu blog;

** Uma review realizada por você;

** Informações sobre um evento interessante para seu lead participar;

** Eventualmente, uma informação sobre um produto ou serviço lançado pela sua empresa.

Quais resultados a newsletter traz para a empresa?

A newsletter resulta em uma aproximação da sua empresa com o lead e gera engajamento dele com a sua marca. Se a pessoa acessou seu blog e deixou uma informação de contato, isso já é o primeiro passo, mas provavelmente não é suficiente para que ela se torne cliente.

Para que o lead continue a sua jornada até chegar à compra, você precisa fazer o que chamamos de nutrição de leads, isto é, continuar em contato com ele e fortalecer o relacionamento.

A newsletter também é uma excelente forma de aumentar o tráfego no seu blog uma vez que, se ela for bem feita, vai levar as pessoas a acessarem seu conteúdo.

Como criar uma newsletter eficiente?

Veja algumas dicas de ouro para criar uma newsletter que cumpra o seu papel de fidelizar leads!

* Seja realmente útil: No mundo corrido de hoje, ninguém tem tempo a perder com e-mails inúteis. Selecione as informações que você vai enviar na newsletter de modo que ela seja realmente útil para quem vai receber.

* Mantenha a periodicidade e a cadência: Como em tudo em marketing digital, a cadência também é fundamental na newsletter e você deve manter uma periodicidade de envio. Não adianta enviar essa semana, esquecer na próxima, enviar duas na semana seguinte e enviar de novo quando der. As newsletters devem estar no seu calendário editorial e seguir um planejamento.

* Crie um layout e identidade para a newsletter: A newsletter também serve para reforçar a sua marca e fazer com que ela fique na memória dos seus leitores. Pensando nisso, crie uma identidade e um layout padrão para que, quando o lead receber seu e-mail, ele reconheça imediatamente a empresa que enviou.

* Fale a língua da sua audiência: Você está tentando vender imóveis para o cliente final? Ou sua empresa é B2B e vende para outros empresários? Vai falar com arquitetos e engenheiros ou com quem vai contratar esses profissionais? Leve isso em conta na hora de produzir seu conteúdo para newsletter.

Incluir emojis, frases motivacionais e fazer referências a itens culturais, como filmes e séries, é uma prática comum nas newsletters, mas só faça isso se a sua persona permitir. Como em tudo em marketing de conteúdo, você deve conhecer bem a sua audiência também para a newsletter.

* Faça testes: Alguns detalhes que podem parecer pequenos afetam consideravelmente a aceitação e o resultado dela. Entre os itens que você pode testar estão, por exemplo:

** Dia da semana e horário de envio;

** Enviar com o nome da empresa ou com o nome de uma pessoa como remetente;

** Incluir ou não incluir imagens;

** Quantidade de assuntos tratados em cada newsletter;

** Posição dos links dentro da newsletter.

Quais erros não cometer?

Agora que você já conheceu algumas boas práticas, vamos ao outro lado da moeda: o que não fazer em uma newsletter?

* Falar com quem não autorizou: Newsletter não é spam. Essa frase é praticamente um mantra do marketing e deve ser repetida por você sempre que for produzir uma newsletter. Se você fizer spam, seus resultados serão frustrantes.

Dispare e-mails apenas para quem autorizou o envio deles e sempre inclua um link para que a pessoa cancele a inscrição, se desejar.

* Usar a newsletter como e-mail promocional: O objetivo central da newsletter é informar e não vender. Vez ou outra você pode incluir informações sobre seus produtos, mas esse não deve ser o foco da newsletter. Não a use como e-mail promocional, ou as chances de que o lead cancele o recebimento serão grandes.

* Não medir os resultados: Medir resultados é essencial em qualquer forma de marketing digital e não seria diferente com a newsletter. Meça os resultados das suas campanhas para entender que tipo de comunicação é mais eficiente, qual o retorno sobre investimento delas  e como você pode melhorar a sua newsletter.

Portanto, a newsletter serve para aproximar a empresa dos seus leads e fortalecer a relação deles com a sua marca. Use-a com a cadência certa e lembre-se de produzir conteúdo de qualidade para compor a sua newsletter.

E por falar em conteúdo de qualidade, você sabe como produzir blog posts? Aprenda agora mesmo com o nosso conteúdo sobre produções estruturadas para blog!