09
out

Diagnóstico: o que analisar ao começar um Plano de Marketing?

Como você talvez já tenha lido por aqui, o plano de marketing é uma ferramenta de gestão indispensável para quem quer garantir o máximo de retorno possível frente aos leads. E já que o ano de 2019 vem aí, é hora de começar a pensar no plano para os próximos 12 meses.

Muitas empresas ainda não têm o hábito de fazer um planejamento de marketing bem estruturado e se questionam como dar os primeiros passos. O que analisar ao começar um plano de marketing? É essa pergunta que vamos responder neste post. Veja os 4 pontos iniciais de um plano de marketing!

>> Empresa

Antes de mais nada, você precisa conhecer a sua empresa a fundo buscando entender suas forças e fraquezas, seu posicionamento no mercado e a sua visão estratégica. Você precisa compreender qual o seu diferencial em relação aos concorrentes e quais são os pontos que podem ser melhorados.

Na análise da sua empresa, tente responder a perguntas como: como eu sou visto atualmente pelo mercado e como pretendo ser visto no futuro (médio e longo prazo)? Por que os clientes escolhem a minha empresa e não a do meu concorrente?

Uma boa ferramenta a ser usada aqui é a análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats) ou matriz F.O.F.A. (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças).

>> Mercado

Esse ponto diz respeito ao que acontece no mundo externo e é, de certa forma, independente da sua empresa. Apesar de não poder controlar alguns fatores do mercado, é importante que você acompanhe o que acontece fora da sua empresa e faça previsões realistas para seu negócio.

Ao entender alguns fatores, por exemplo, a situação econômica do país e como isso afetará sua empresa no próximo ano, os nichos do mercado que ainda são pouco explorados e aqueles que estão saturados, você conseguirá planejar melhor o seu marketing para o próximo ano. É sempre ficar atento ao movimento externo que envolve direta e indiretamente sua empresa.

>> Concorrentes

Apesar de não serem o foco central do seu plano de marketing, ninguém sobrevive sem observar os concorrentes e atentar para as movimentações deles. No seu plano de marketing, você também precisará mapear os seus competidores e identificar tanto os pontos fortes deles, em relação ao seu negócio, quanto os seus pontos positivos que podem ganhar deles.

A análise da concorrência permitirá que você entenda qual seu posicionamento no mercado e perceba como seu marketing poderá trabalhar para aumentar a sua notoriedade. Ao analisar seus concorrentes, inclusive, você terá a oportunidade de aprender, também, ao que não fazer, pois é possível aprender com erros alheios.

>> Stakeholders

O quarto ponto crucial que você deve analisar ao começar seu plano de marketing se refere aos stakeholders, ou seja, às partes interessadas no negócio. Os stakeholders são todas as pessoas e instituições que podem ser impactadas de alguma forma pelo negócio. Ou seja, quem está conectado direta e indiretamente com sua empresa. Eles podem ser colaboradores, os donos, os clientes, os fornecedores, os parceiros estratégicos e, acredito, até mesmo os concorrentes.

Depois de observar os três primeiros pontos e mapear e conhecer os stakeholders, seu plano de marketing poderá ser iniciado. Essa é a base para você entender sua posição frente a esses pilares. É claro que uma das categorias mais importantes dos stakeholders são justamente o seu cliente.

O seu plano de marketing também precisará conter uma análise detalhada dos seus clientes, seu público-alvo e as suas personas. Dessa forma, você poderá traçar ações de marketing mais eficazes e passará a ver um resultado real dessa área para o seu negócio.

Esses são os 4 pilares que o seu plano de marketing deve cobrir inicialmente, mas é claro que existem muitos detalhes a serem abordados em cada um deles. Quer saber como fazer o seu plano de marketing para 2019? Então você não pode perder esta chance:

No dia 25/10, às 15h, realizaremos o webinário “Como montar um plano de marketing em 7 passos”. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo, é GRATUITO! Ao final do webinário, vamos disponibilizar um e-book sobre o tema.