O que é CTR e como ajuda a mensurar resultados no marketing digital?
Além de planejar uma estratégia de marketing digital, saber como mensurar os resultados posteriormente é fundamental. Para isso, a taxa de conversão (CTR) pode ser um importante aliado na busca por melhores resultados.
Quer saber o que é CTR e como analisar a conversão dos anúncios através desta métrica? Continue a leitura!
O que é CTR e como calcular?
Primeiramente, a sigla CTR (Click Through Rate, em inglês), significa a taxa de conversão de um anúncio em relação ao seu número de visualizações.
Ou seja, através desta métrica é possível entender a performance dos anúncios, a eficácia da campanha e ajustá-los para se tornarem mais efetivos, caso seja necessário.
O CTR é calculado de forma bem simples. Basta dividir o número de cliques em um anúncio pelo número de visualizações do mesmo e multiplicar o resultado por 100 para obter o valor em percentual.
Por exemplo, se um anúncio obter 100 visualizações e 2 cliques, o cálculo é o seguinte:
2 / 100 = 0,02 x 100 = 2%
Logo, a taxa de conversão deste anúncio é de 2%.
A importância do CTR para SEO
De acordo com uma pesquisa realizada pela Backlinko, cerca de 75,1% dos cliques na busca orgânica se concentram nos três primeiros resultados.
Por conta disso, possuir um CTR alto auxilia no posicionamento na busca orgânica, pois o Google entende que o conteúdo oferecido é relevante e, consequentemente, a avaliação da marca no Índice de Qualidade (IQ) do buscador aumenta.
Entende-se que o CTR deve estar entre 3% e 5% para ser considerado ideal. Porém, também leva-se em conta o desempenho dos concorrentes, visto que é indiferente ter uma taxa de cliques de 5% se a concorrência estiver acima.
CTR: 3 dicas para aumentar a taxa de conversão
É importante pensar em alguns detalhes essenciais para tornar o conteúdo mais atrativo e, como resultado, aumentar a taxa de conversão.
Encontre as palavras-chave ideais
Definitivamente, o segredo para uma estratégia de conteúdo bem sucedida é entender as dúvidas e questionamentos da persona.
Palavra-chave (ou keyword, em inglês) é o termo que o usuário digita no buscador com o propósito de esclarecer uma dúvida.
Ou seja, é muito importante encontrar as keywords certas para entregar o conteúdo no momento adequado a persona e, consequentemente, aumentar a taxa de conversão.
Crie CTAs atraentes
O CTA (Call to Action ou Chamada para Ação) é um excelente recurso que contribui para o aumento da taxa de conversão de um blog, site ou anúncio.
Portanto, faça proveito de gatilhos mentais e sempre pense em chamadas atraentes e que façam o usuário partir para a ação.
Faça um planejamento estratégico
Analisar os objetivos da campanha como um todo é fundamental para entender quais serão os canais mais adequados para divulgação e o posicionamento da marca perante o consumidor.
Além disso, deve-se avaliar se a execução operacional e os relatórios de métricas serão feitos pela própria equipe ou se cabe contratar o serviço de uma agência especializada.
CTR: Ferramentas para análise da taxa de conversão
Visual Website Optimizer
O Visual Website Optimizer é uma ferramenta que gera relatórios de sobreposição para analisar visualmente a taxa de cliques em links e CTAs. Assim, é possível entender por onde o usuário está navegando e se o conteúdo da página é atrativo.
Além disso, a ferramenta também oferece mapas de calor dinâmicos para entender quais partes do site são visualizadas com frequência e atraem mais a atenção do internauta.
Google Analytics
A ferramenta do Google possui funções básicas, mas que são de grande utilidade para analisar a performance dos anúncios individualmente.
O Google Analytics permite descobrir o número de downloads, engajamento com vídeos, cliques em links externos e internos, além de cliques em e-mails e outros eventos configurados na ferramenta.
Quem é a Halo Notoriedade?
Agora que você já sabe a importância do CTR em uma estratégia de marketing digital, acesse o site e conheça as soluções da Halo Notoriedade.
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