20
jun

Série “Faça você Mesmo”: aprenda a fazer reviews com foco na construção civil

Continuando a nossa série Faça Você Mesmo, hoje vamos falar sobre um outro tipo de conteúdo: as reviews. O nome em inglês pode ser traduzido como avaliação ou resenha e é aquele tipo de texto em que alguém que experimentou um produto fala o que achou dele e os pontos positivos e negativos observados.

Sempre que estamos pensando em comprar algo, procurando soluções para nossos problemas, ou tentando aprender sobre um assunto, encontramos muitas opções de produtos, livros, cursos, eventos, serviços e por aí vai.

Para quem nunca experimentou nenhuma das alternativas disponíveis, é difícil visualizar as vantagens e desvantagens de cada uma. É aí que o seu blog e as suas reviews podem ajudar a sua persona.

Por meio da sua opinião e dos seus conselhos, as reviews podem criar uma relação de confiança entre você e seu lead. Quer aprender como planejar e escrever reviews no seu blog? Acompanhe as dicas e faça você mesmo!

Estude os produtos ou serviços de interesse do seu público

A primeira etapa é o planejamento. Você deve pensar em quais tipos de produtos ou serviços seriam interessantes para as suas personas. Inclua a publicação das reviews no seu calendário editorial e não se esqueça de que elas devem estar em sintonia com os demais assuntos abordados no blog.

Aqui, você pode deixar a imaginação fluir e até mesmo fazer enquetes com seus leitores para saber quais itens eles gostariam de saber mais sobre. Quem atua no setor de construção de civil pode fazer reviews de vários itens, por exemplo:

** Uma ou mais marcas de materiais de construção como cimento, argamassa etc.;

** Um curso direcionado a profissionais de engenharia e arquitetura;

** Materiais de acabamento e decoração, como papéis de parede, tintas, revestimentos;

** Uma feira ou congresso do setor que acontece anualmente;

** Aplicativos e softwares de gestão de obra;

** Livros, filmes e documentários que sejam do interesse da sua persona.

Consuma o produto com olhos críticos

Depois de decidir qual produto será objeto da sua avaliação, é hora de fazer a sua avaliação. Compre o produto e use-o de maneira crítica. Os testes e avaliações que você vai fazer dependerão, claro, do tipo de produto que você escolheu.

Se for um material estrutural, por exemplo, cimento, você pode fazer testes técnicos para verificar a resistência. Outros itens como facilidade de aplicação, rendimento ou tempo de secagem também podem ser observados.

Se for um material de acabamento, você pode testar a resistência dele quando exposto à água, poeira ou outras situações que podem vir a acontecer. Por exemplo, se cair algum líquido no papel de parede, é possível limpá-lo ou ele vai ficar manchado?

Se for um evento, você pode comentar sobre a organização, a qualidade das palestras apresentadas, facilidades do local, como a infraestrutura de estacionamento e de alimentação. Enfim, avalie todos os ângulos possíveis do produto que você decidir fazer a review.

Anote os pontos positivos e negativos

As reviews devem contar com pontos positivos e negativos do produto testado. Enquanto estiver fazendo os testes, pense: por que você recomendaria este produto ou serviço? O que poderia ser melhorado nele?

Se a sua review for uma comparação de dois produtos, isso é ainda mais importante. Após testar e anotar os pontos positivos e negativos, você está pronto para escrever a sua review.

Escreva a review de forma imparcial

Agora, é hora de colocar as palavras no papel. Escreva sobre os pontos positivos e negativos que você percebeu no item testado da forma mais imparcial possível. Lembre-se que o objetivo é criar uma relação de confiança com o seu lead e, se você mentir para supervalorizar seu produto ou subestimar um produto concorrente, esse objetivo não será atingido.

Para não errar, é melhor se manter em um campo neutro. Direcionar as suas reviews para itens que não são concorrentes diretos seus, mas são do interesse da persona é uma boa ideia.

Na hora de estruturar o texto para o blog, não se esqueça de pensar no SEO (Search Engine Optimization), como já explicamos aqui.

Publique e divulgue

Por fim, com a review pronta e o texto devidamente estruturado para SEO, você já pode publicá-la e divulgar nas suas redes sociais, newsletter e outros canais da sua empresa.

Lembre-se sempre de que, em marketing de conteúdo, a cadência é mais importante que a velocidade. Produza conteúdo constantemente para ter resultados significativos e não tenha pressa, pois esse é um trabalho de médio a longo prazo.

E aí, está gostando de aprender como produzir cada tipo de conteúdo? Continue ligado no blog e na nossa página no Facebook para não perder os próximos posts da série!