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jul

Série “Faça Você Mesmo”: aprenda a fazer tutoriais para conquistar seus leads

Em mais um post da série Faça Você Mesmo, hoje vamos falar sobre a criação de tutoriais, ou seja, um tipo de conteúdo em que você ensina ao seus leitores como fazer alguma coisa.

Os tutoriais geralmente contêm um passo a passo e a principal característica deles é um tanto óbvia: precisam ensinar de forma clara, de modo que o seu leitor não tenha dificuldade em seguir as instruções e realmente aprenda com seu tutorial.

Os posts desta série, como aquele em que ensinamos como produzir um blog post, são exemplos desse tipo de conteúdo. Quer aprender por que e como fazer? Vem com a gente!

Por que produzir tutoriais?

O objetivo do marketing de conteúdo não é apenas vender mais, mas também aumentar o reconhecimento e a notoriedade da sua empresa, além de posicionar a sua marca do mercado. Nesse caminho, os tutoriais são uma excelente oportunidade de mostrar que você sabe do que está falando e é uma empresa que realmente quer ser parceira dos seus leads e clientes.

Portanto, você deve produzir tutoriais para se mostrar uma autoridade no mercado em que atua (se você tem algo a ensinar, é porque sabe o que faz) e também para se aproximar dos seus leitores. Ao aprenderem com você, eles passarão a vê-lo como um aliado e têm grandes chances de escolherem sua empresa quando estiverem prontos para comprar.

Sobre o que eu posso falar?

Os assuntos dos seus tutoriais, como tudo no marketing digital, dependem do seu público e do perfil da sua empresa. Dependendo da sua posição na cadeia de valor da construção civil e das suas personas, você pode falar sobre diferentes coisas. Veja algumas ideias:

** imobiliárias que falam para quem vai comprar imóvel: como se planejar financeiramente para comprar um imóvel, tutoriais do tipo faça você mesmo relacionados a itens de decoração ou personalização da casa. Por exemplo, como colocar papel de parede;

** construtoras que vendem para o cliente final residencial: como escolher um imóvel na planta; como decorar um imóvel gastando pouco;

** empresas que falam para profissionais de obra (vendem material de construção, alugam equipamentos etc.): X passos para deixar o canteiro organizado, como aumentar a segurança na obra;

** construtoras ou imobiliárias com foco em imóveis comerciais: como cortar gastos na sua empresa; passo a passo para implementar um controle financeiro na empresa.

Como produzir um tutorial?

Veja o passo a passo para produzir um tutorial!

Conheça o seu público

Mais uma vez, precisamos falar sobre a importância de conhecer a sua audiência para começar a produzir qualquer conteúdo. Identifique as necessidades, as dúvidas e as dores das suas personas para escolher temas pertinentes e criar tutoriais que sejam realmente úteis para elas.

Defina o tema e o escopo do tutorial

Com isso em mente, você pode escolher temas para seus tutoriais e definir o escopo. Nem sempre você vai conseguir ensinar tudo sobre o assunto e precisará escolher qual será o foco.

Por exemplo, se você quiser ensinar como calcular a quantidade de materiais de construção necessária para a obra, precisa definir sobre quais materiais vai falar.

Determine o formato

Os tutoriais podem ser feitos na forma de texto simples, infográfico e até vídeo. Se fizer em forma de blog post, não se esqueça de checar os critérios de SEO para fazer com que seu tutorial seja encontrado no Google.

Explique de forma clara

Usando o formato que você escolheu, faça uma explicação clara e coerente. Imagine que você é alguém que não entende nada sobre o assunto. Ao ver seu conteúdo, você conseguiria seguir as instruções e chegar ao resultado? Em um bom tutorial, a resposta tem que ser sim.

Inclua imagens quando necessário

Em muitos tutoriais que ensinam uma atividade, por exemplo, colocar papel de parede, montar um móvel ou instalar alguma coisa na casa, as imagens são necessárias para melhorar o entendimento. Se esse for o caso, faça imagens de boa qualidade e inclua no seu tutorial.

Publique e divulgue

Tutorial pronto, é hora de publicar e divulgar. Não se esqueça de usar suas redes sociais e a sua newsletter para aumentar o alcance do seu conteúdo. Lembre-se também que para fazer seu marketing de conteúdo funcionar, você precisa manter a cadência e publicar conteúdo frequentemente.

E aí, está gostando de aprender como produzir cada tipo de conteúdo? Não se esqueça de ficar ligado no blog e para não perder os próximos posts da série!