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Série “Faça Você Mesmo: como escrever um bom estudo de caso?

Um estudo de caso, ou case de sucesso, é um tipo de conteúdo em que se conta uma história inspiradora de uma empresa ou pessoa que alcançou bons resultados. Eles também fazem parte das estratégias de marketing de conteúdo e podem ajudar a sua empresa a se destacar no ambiente digital.

Se você ainda não fez um estudo de caso, pode estar perdendo uma ótima chance de gerar mais visitas para seu blog e de se conectar com seus leads. Saiba tudo sobre os estudos de caso agora mesmo!

O que são estudos de caso?

São conteúdos que contam uma história de sucesso alcançada por uma companhia ou uma pessoa. Em um estudo de caso, são contados em detalhes todos os resultados alcançados, os passos tomados para chegar até eles e, geralmente, como o produto ou serviço da empresa ajudou.

Por exemplo, um escritório de arquitetura pode fazer um estudo de caso com um cliente que tinha um imóvel muito antigo e precisava de uma reforma de grande porte. O conteúdo pode falar sobre os principais desafios encontrados e como o escritório ajudou o cliente a ter um projeto com a cara dele, economizar dinheiro, ganhar tempo etc.

Para que eles são usados no marketing digital?

Geralmente, as empresas usam os cases de sucesso dos seus clientes para mostrar a qualidade dos seus produtos ou serviços. Se você mesmo fala sobre como seus produtos são excelentes, pode soar um tanto artificial.

Em contrapartida, se existem depoimentos reais dos seus clientes contando como a sua empresa os ajudou, a sua fala se torna muito mais convincente. Quem procura por um produto ou serviço geralmente também busca avaliações e depoimentos de quem já comprou.

Por isso, os cases de sucesso são uma ferramenta importante para atestar a competência do seu negócio e trazer mais confiabilidade para a empresa, melhorando a sua imagem no mercado.

Como escrever um bom estudo de caso?

Você pode escrever um excelente estudo de caso seguindo alguns passos, que nós vamos te contar agora!

Entenda as dores dos seus leads e como a sua empresa pode ajudar

Antes de partir para a escrita do estudo de caso, você precisa planejar qual será o foco e os temas abordados. Para isso, precisa entender quais são as dores dos seus leads e os pontos fortes da sua empresa.

Ao saber quais são os principais desafios enfrentados por seus clientes e prospects, sua empresa poderá direcionar o conteúdo para mostrar que vocês são capazes de ajudá-los exatamente nisso.

Encontre clientes interessados em participar

Entre em contato com clientes e pergunte sobre o nível de satisfação deles e se gostariam de participar de um case de sucesso no seu blog. Se a sua empresa for do tipo B2B, isto é, vender para outros negócios, a publicação pode ser inclusive uma forma de divulgar também o nome do seu cliente, aumentando o interesse dele em participar.

Descubra boas histórias

Depois de encontrar clientes interessados em participar, é hora de extrair as informações que você precisa. Como você já sabe quais são as dores dos seus leads, basta fazer as perguntas certas e direcionar o seu cliente para o assunto que você quer focar.

As suas perguntas sobre a experiência com a sua solução devem abranger todos os aspectos de um estudo de caso: qual era o problema, como a sua empresa ajudou e qual foi o resultado alcançado.

Organize e escreva o conteúdo

Com as informações em mãos, é hora de escrever o conteúdo. A primeira observação é sobre o título. Usar um título como “Conheça a história de sucesso da empresa tal” provavelmente não vai atrair a atenção de muita gente.

Em vez disso, prefira uma estrutura como “Estudo de caso: veja como reduzir os custos da obra em 20%”. Outras dicas para a escrita são:

** Use o storytelling, isto é, crie uma narrativa interessante que instigue o leitor a querer acompanhar até o final e construa uma história com começo, meio e fim;

** Separe as frases de maior impacto ditas pelo seu cliente e faça citações diretas;

** A promoção do seu produto ou serviço é apenas uma parte do estudo de caso e não ele inteiro. Lembre-se de que o case não é uma peça publicitária e, mesmo que tenha a intenção de te promover, deve ser interessante para o leitor e não apenas uma propaganda;

** Dê exemplos claros de como seu cliente alcançou os resultados, em vez de apenas falar deles;

** Inclua imagens pertinentes e faça SEO (otimização para motores de busca).

Além do conteúdo escrito, você também pode contar o case de sucesso em outros formatos, como em vídeo.

Divulgue amplamente o seu estudo de caso

Por fim, é hora de divulgar o seu estudo de caso no blog, nas redes sociais e no site da empresa. Você também pode pedir ajuda do próprio cliente para divulgar e compartilhar o conteúdo criado com a participação dele.

Além disso, se você produzir mais de um estudo de caso, é interessante criar uma página de depoimentos de clientes para que todos os cases sejam encontrados mais facilmente. Com evidências da aprovação dos clientes antigos, ficará muito mais fácil conquistar novos compradores!

Está gostando de entender mais sobre diversos tipos de conteúdo em marketing digital? Continue ligado que semana que vem tem mais conteúdo da série Faça Você Mesmo!