Série “Faça Você Mesmo”: como fazer infográficos para gerar mais visitas e leads?
Continuando a nossa série “Faça Você Mesmo” sobre os diversos conteúdos que você pode usar na sua estratégia de marketing digital, a bola da vez é o infográfico. Esses conteúdos visuais são bastante utilizados para dar dicas, passo-a-passo e apresentar estatísticas e números sobre um assunto.
Se você ainda não faz infográficos para sua empresa, pode estar perdendo uma boa oportunidade. Eles são mais fáceis de fazer do que você pensa. Continue lendo para aprender como fazer infográficos!
O que é infográfico?
É um conteúdo que mescla textos com figuras e é publicado na forma de imagem. Os infográficos ajudam o leitor a interpretar dados, gráficos, estatísticas, instruções e informações que seguem uma ordem lógica. Eles têm temas como:
** Passo a passo para planejar sua casa nova
** 5 tecnologias da construção civil que você precisa conhecer
** O mercado imobiliário brasileiro em números
** 10 normas que você precisa aplicar na sua obra
** 5 sinais que você precisa de um arquiteto
** 7 dicas para deixar sua casa mais organizada
Por que usar infográfico na estratégia de marketing digital?
O infográfico é uma forma de atrair visualmente o seu leitor e prender a atenção dele até o fim da leitura. A principal vantagem desse tipo de conteúdo é que ele facilita o entendimento dos dados, sendo mais eficiente que os textos comuns em alguns casos.
Se contiver dados e dicas interessantes, o infográfico tem alto poder de compartilhamento e pode ajudar bastante na atração de leads e no aumento do tráfego na sua página.
Como criar um infográfico para atrair mais visitantes e leads?
Agora é hora da prática: veja como criar um infográfico impecável!
Escolha um tema
Com base na sua pesquisa de palavras-chaves e conhecendo os interesses da sua persona, escolhe um tema para seu infográfico. Como em tudo no marketing digital, para criar um infográfico você também precisa saber com quem está falando, quais são as dores dessa pessoa e como você pode ajudar.
Encontre boas fontes de dados
Muitos infográficos contêm estatísticas, tabelas e diagramas. Se este for o caso, você deve encontrar boas fontes de pesquisa e sempre colocar as referências no seu material. Além de estar agindo de forma ética ao citar as fontes, essa prática traz mais credibilidade ao seu infográfico.
Organize as ideias
Depois de escolher o tema e, se aplicável, encontrar boas fontes, é hora de organizar as ideias. As dicas de ouro para um infográfico são:
** o conteúdo deve ser dividido em pequenos tópicos;
** os tópicos devem ter tamanhos similares para que o design fique mais organizado;
** as frases devem ser curtas e de fácil leitura;
** bullet points e pequenas listas são muito bem-vindos.
Depois de esboçar as ideias e escrever o texto, vem o ponto-chave do infográfico: o design.
Faça um design impecável
Se o objetivo é atrair os leitores pelo apelo visual, é claro que o seu infográfico deve ter um design impecável. O melhor é que seja feito por um profissional, mas quem tem o orçamento limitado não precisa deixar este conteúdo de lado.
Algumas ferramentas como Canva, Piktochart e Infogram permitem que qualquer pessoa crie um infográfico, mesmo sem ter grandes conhecimentos de design. Não se esqueça de:
** usar fontes de tamanho legível;
** aplicar as cores da sua empresa para deixar o infográfico com a cara da sua marca;
** usar imagens e ícones de boa qualidade;
** fazer um call to action (CTA).
Tenha uma estratégia de divulgação
Depois de criar, é hora de pensar na estratégia de divulgação. Se você quer atrair leads, vale deixar o infográfico acessível apenas para quem fornecedor o seu endereço de e-mail. Se a intenção é atrair mais visitas, convide o leitor a compartilhar com os amigos e até mesmo disponibilize um link para que seu infográfico seja incorporado em outros sites.
Como você viu, criar um infográfico pode ser mais simples do que parece. Seja criativo, faça um design com a cara da sua empresa e não se esqueça de manter a cadência nas suas publicações para ter cada vez mais sucesso em marketing digital!
Continue ligado porque na semana que vem teremos o último conteúdo da série “Faça Você Mesmo”! Aproveite para curtir a nossa página em nossas redes sociais Facebook, Instagram ou LinkedIn, para não perder as atualizações!