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Série “Faça Você Mesmo”: Por que usar as listas no marketing de conteúdo?

A internet está cheia de listas e vemos esse tipo de conteúdo nas redes sociais, nos blogs e em todos os lugares. Algumas são divertidas, outras mais sérias, mas todas têm algo em comum: elas despertam a curiosidade do leitor.

Talvez por isso, elas tenham se tornado tão populares e são usadas amplamente em marketing de conteúdo. Mas será que esse tipo de conteúdo não estaria ultrapassado justamente por ser tão utilizado? Ainda vale a pena fazer listas? Como usá-las de forma eficiente? Descubra agora mesmo!

Vale a pena fazer listas?

Sim, vale a pena. Quando você encontra um conteúdo do tipo “X formas de melhorar a satisfação dos seus clientes” é praticamente impossível não querer ver o que está escrito.

Portanto, as listas devem ser parte da sua estratégia de marketing. Lembre-se de incluí-las em seu calendário editorial e manter a cadência de publicação de conteúdo para conseguir conquistar resultados reais com o marketing de conteúdo.

Quais são as vantagens desse tipo de conteúdo?

As listas apresentam muitas vantagens, tanto para quem vai ler, quanto para quem escreve. Algumas delas são:

  • Deixar o conteúdo mais organizado e mais fácil de ler e de escrever;
  • Atender às expectativas do leitor. Se ele começa a ler uma lista que tem 3, 7, ou 20 itens, já sabe a quantidade de conteúdo que o espera;
  • Incentivar a participação do leitor e aumentar interação dele no seu blog. Você sempre pode perguntar o que seu leitor achou da lista e pedir a opinião dele;
  • Reforçar a imagem da sua empresa como autoridade no assunto;
  • Criar identificação com seu conteúdo, ao listar itens que seu lead conhece e dar opiniões com as quais ele concorda;
  • Aumentar a escaneabilidade do texto fazendo com que o leitor consiga identificar rapidamente o que será falado.

Ou seja, você pode usar as listas com diferentes propósitos, criando identificação dos leads com o conteúdo e incentivando-os a deixar comentários no blog.

Como fazer?

As listas podem ser feitas em forma de blog post, infográfico, vídeo e até conteúdo nas redes sociais. Veja um passo a passo!

Mapeie os temas de interesse da sua personas

Entenda quais são as palavras-chaves buscadas pela suas personas e mapeie assuntos que possam ser do interesse delas. Faça um brainstorming para levantar quais temas podem ser tratados pela sua empresa.

Faça as pautas e planeje a publicação

Com os temas prontos, é hora de definir os títulos e produzir as pautas para orientar o processo de escrita. Você pode usar títulos do tipo:

  • X dicas para economizar ao comprar um apartamento, ao fazer uma reforma, ao contratar mão de obra, ao decorar sua casa;
  • X formas de melhorar a comunicação com a equipe de obra, de organizar o canteiro, de controlar o orçamento;
  • X profissionais (arquiteto, engenheiro, CEO, empreendedor, etc.) que você precisa conhecer;
  • X tecnologias que todo engenheiro precisa conhecer;
  • X projetos arquitetônicos imperdíveis;
  • X materiais de construção inovadores ou sustentáveis que você tem que colocar na sua obra;
  • X itens que não podem faltar em um apartamento/casa/escritório;
  • X melhores softwares para gestão de obra, apps para orçamento doméstico.

Enfim, use a criatividade e lembre-se de pensar nas palavras-chaves e no SEO.

Escreva listas úteis e originais

Qualquer assunto que você procure no Google, provavelmente vai achar algumas listas entre os resultados. Por isso, na hora de escrever, você tem que ser completamente original. Ofereça um conteúdo único, que vai além dos demais textos já publicados e que realmente terá utilidade para o seu leitor.

Publique e divulgue

Conteúdo original, criativo, bem escrito, desenvolvido pensando na sua persona e otimizado para SEO? Ótimo! Você já pode publicar a sua lista e divulgá-la nos canais da sua empresa.

E então, o que está esperando para começar a criar listas nos canais de comunicação da sua empresa? Conheça os seus leitores e coloque a mão na massa. Não se esqueça de publicar constantemente e planejar uma estratégia de marketing de conteúdo pensando no longo prazo.

Continue ligado que na semana que vem tem mais conteúdo Faça Você Mesmo!