23
jul

Tecnologia: por que a realidade virtual na construção civil é tão atraente?

Continuando a falar sobre as tecnologias que invadiram o mercado da construção recentemente, o tema de hoje é o uso da realidade virtual na construção civil. Essa tecnologia cresceu rapidamente nos últimos anos e já existem diversos cases de sucesso, principalmente na venda de imóveis usando óculos de realidade virtual.

No texto de hoje, você vai entender mais sobre o funcionamento da realidade virtual, as razões para incorporá-la à sua empresa e, ainda, ver algumas aplicações na vida real. Acompanhe com a gente!

O que é e como funciona a realidade virtual?

Como o nome sugere, a realidade virtual induz efeitos visuais, sonoros e até táteis que dão ao usuário a sensação real de estar em um ambiente que na verdade é simulado e só existe no mundo virtual. Ela não pode ser confundida com a realidade aumentada, em que objetos do mundo real são mesclados aos objetos do mundo virtual.

Na realidade virtual, tudo que a pessoa vê e escuta faz parte de um programa computacional. A forma mais comum de funcionamento da tecnologia é através de óculos de realidade virtual. Esses óculos cobrem completamente o campo de visão da pessoa e ela começa a enxergar apenas o que é mostrado por eles, como uma espécie de filme.

O diferencial aqui é que os ambientes são criados de forma tão realista que a pessoa tem a sensação de realmente estar caminhando sobre aquele lugar mostrado pelas lentes dos óculos.

Por que usar a realidade virtual na construção civil?

O velho modelo de plantas 2D ou maquetes 3D muitas vezes não é mais suficiente para conquistar o cliente. Atualmente, as pessoas estão 100% conectadas e querem ver a tecnologia sendo aplicada nas suas vidas.

Alguém pode te mostrar um projeto e descrevê-lo perfeitamente, mas se você conseguir “caminhar” por ele e observar todos os detalhes, a sua experiência será outra, não é mesmo?

Ao optar pelo uso de realidade virtual na construção civil, você estará valorizando o trabalho dos engenheiros, arquitetos e decoradores que trabalharam no projeto. Com a realidade virtual, o cliente conseguirá ter a sensação exata de como será seu novo imóvel e as suas chances de fechar a venda e encantar o cliente são muito maiores.

Além da melhor experiência, a realidade virtual ainda proporciona outra vantagem: o cliente pode “visitar” o imóvel sem precisar se deslocar até ele. Com as pessoas cada vez mais ocupadas e com menos tempo livre, poder levar o imóvel até o cliente também é um grande diferencial para uma construtora ou imobiliária.

Por fim, o custo da visita em realidade virtual pode ser mais baixo do que o custo da construção de uma unidade decorada!

Onde e como usar a realidade virtual na construção civil?

Até o momento, a realidade virtual na construção civil tem sido empregada principalmente na apresentação de imóveis ou projetos durante o processo de venda. Veja alguns cases para se inspirar!

iTeleport

A iTeleport é uma startup especializada em visitas de imóveis feitas pelo computador e usando a realidade virtual. Usando óculos de realidade virtual, o cliente pode visitar qualquer ponto do apartamento e ainda consegue customizar itens como piso, pintura e decoração.

VirtualSense

A VirtualSense é outra startup que se dedica a transformar projetos de imóveis em realidade virtual. Com base nos desenhos técnicos, a empresa cria uma representação super-realista dos imóveis que pode ser “visitada” pelos clientes.

Outras aplicações para a realidade virtual na construção civil que podem ficar populares breve incluem o treinamento de colaboradores em ambientes simulados (por exemplo para treinamentos de segurança) e o uso da realidade virtual por profissionais para visualizar melhor o resultado de possíveis mudanças no projeto. Fique de olho na tecnologia porque ainda vêm muitas novidades por aí!

Está gostando de saber mais sobre o uso da tecnologia na construção civil? Continue ligado no blog e no Facebook para não perder as próximas atualizações!