11
jun

Tecnologia: 9 exemplos da construção civil que você precisa conhecer

Quem disse que construção e tecnologia não combinam? As construtechs e as inovações do setor estão mostrando justamente o contrário. Muitas tecnologias na construção civil estão transformando toda a cadeia produtiva desse setor e podem ser aproveitadas por profissionais, empresas, gestores e assim por diante.

Você duvida? Então veja 9 tecnologias na construção civil e como elas impactam positivamente o Setor!

1. Inteligência Artificial

A inteligência artificial (IA) é a área da computação que se propõe a criar máquinas que imitam a capacidade de raciocínio do ser humano. Ela não acontece como nos filmes, mas evoluiu bastante nos últimos anos e já é capaz de grandes feitos.

Na construção civil, a IA possibilita inovações como softwares inteligentes para criar cronogramas de obra de maneira automática ou automatização do cálculo de estruturas, por exemplo. Nos próximos anos, espera-se que a IA evolua bastante e que os profissionais sejam cada vez menos demandados em tarefas repetitivas.

2. Drones

Um drone é um veículo não tripulado comandado por controle remoto e despontou nos últimos anos como uma das tecnologias na construção civil. Um drone equipado com uma boa câmera é capaz de percorrer e escanear uma distância enorme em poucos minutos, o que seria impossível para um ser humano e, muitas vezes, inacessível para veículos comuns.

Portanto, os drones são usados principalmente para fazer imagens aéreas, inspeção de estruturas e medições de terrenos, checagem de áreas de difícil acesso, inspeção de obras grandes etc.

3. Internet of Things

Internet of Things, IoT ou Internet das Coisas são nomes dados a uma grande novidade não apenas na construção civil mas em praticamente todas as áreas: a chegada da internet a objetos comuns, carros, máquinas, equipamentos, eletrodomésticos e assim por diante. Veja alguns exemplos do uso de IoT na construção civil:

** Durante a obra: equipamentos com dispositivos IoT podem avisar, por exemplo, quando estiver na hora de trocar uma peça;

** Logística: veículos conectados podem mostrar em tempo real onde estão os materiais e suprimentos que precisam chegar ao canteiro;

** Depois do imóvel pronto: sistemas inteligentes de segurança que contam com a IoT agregam mais valor ao imóvel e dão mais tranquilidade aos clientes.

4. Big Data

Nos últimos anos, cresceu o número de pessoas conectadas a ferramentas tecnológicas e, consequentemente, o volume de dados criados também aumentou.

Com o aumento considerável também da capacidade de processamento dos computadores, surgiu o Big Data: coleta e análise de um grande volume de dados que são transformados em informações e insights que podem ser usadas para tomar decisões.

Na indústria da construção, essa tecnologia vem gerando impactos como redução do desperdício, detecção e prevenção de erros e melhoria da gestão de obras. Ao ter dados úteis, gestores podem tomar decisões muito mais inteligentes.

5. Realidade Aumentada

A realidade aumentada consiste na combinação de elementos do mundo real com elementos do mundo virtual. Parece ficção, mas não é. Por exemplo, é possível estar no terreno onde uma casa vai ser construída e, usando um aplicativo no celular, mostrar ao cliente como a casa vai ficar ali depois de pronta.

Ou seja, a pessoa está no mundo real mas tem elementos que só existem no mundo digital incorporados ali. Outro exemplo é o uso das plantas em realidade aumentada pelos profissionais para checar que a obra está andando conforme o projeto.

6. Realidade Virtual

Apesar do nome parecido, a realidade virtual é diferente da realidade aumentada. Nela, a pessoa tem a sensação de estar em um local que não existe no mundo real. É o caso dos óculos de realidade virtual que a pessoa pode colocar e ter a sensação de estar caminhando dentro do apartamento decorado pela construtora.

7. Building Information Modelling

O BIM é um software que substitui as velhas plantas em 2D, tradicionais nos projetos de engenharia civil e arquitetura, por modelos 3D que são fáceis de ver, de entender e de colaborar.

Além das plantas, o BIM também abriga outras informações do projeto e serve como uma ferramenta de colaboração para que toda a equipe consiga trabalhar realmente em conjunto e aumentar a eficiência dos projetos.

8. Impressão 3D

A manufatura aditiva, popularmente conhecida como impressão 3D, é um processo de fabricação em que os produtos são construídos em camadas que são sobrepostas umas às outras. A partir de um modelo 3D, a peça é impressa diretamente pela máquina.

Já existem muitos protótipos para utilizar essa tecnologia na construção civil, até mesmo para construir casas inteiras. Porém, a tecnologia ainda precisa evoluir para conseguir ser mais eficiente no canteiro de obras. Uma área da construção que já pode usar bastante a impressão 3D é a construção de maquetes de empreendimentos.    

9. Marketing digital

O marketing digital é outra tecnologia que impacta não apenas na construção, como praticamente todas as áreas. Por meio dessa nova forma de marketing, empresas e profissionais liberais de toda a cadeia da construção podem ter mais resultados e gerar mais oportunidades de vendas.

E aí, você gostou de conhecer um pouco sobre essas tecnologias na construção civil? Nas próximas semanas, vamos publicar mais sobre cada uma delas. Fique ligado aqui no Blog ou acompanhe através de nossa página no Facebook!