14
maio

Carreira profissional na construção civil: o que está em alta em 2018?

Com a estimativa de que a construção civil cresça 10% em 2018, investir em uma carreira profissional nesse setor já voltou a ser o sonho de muita gente. Se você é engenheiro civil ou pretende se tornar um, precisa ficar de olho nas tendências para o setor.

Em alta estão as carreiras profissionais que combinam tecnologia, sustentabilidade e resolvem problemas das grandes cidades. Algumas habilidades serão mais demandadas daqui para frente e você já pode pensar em como adicioná-las ao seu currículo.

Ficou curioso? Então, acompanhe com a gente!

Tecnologia aplicada à construção civil

O setor de construção civil pode até ser considerado conservador, mas não quer dizer que ele ignora os benefícios da tecnologia para a produtividade, redução de custos e melhoria da qualidade. Sua carreira profissional pode decolar se você tiver conhecimento em tecnologias como:

** BIM (Building Information Modeling);

** Uso de softwares e aplicativos relacionados a todas as etapas desde o projeto até a entrega da obra;

** Impressão 3D;

** Automação residencial.

Sustentabilidade

A preocupação com o meio ambiente tende a crescer e os profissionais devem estar preparados para adotar sistemas e processos construtivos mais sustentáveis.

Tanto em termos de atendimento a legislação quanto em termos de demanda dos consumidores, as construções verdes devem ficar cada vez mais populares. Você pode buscar conhecimento em:

** Uso de materiais alternativos menos agressivos ao meio ambiente;

** Sistemas de captação de água da chuva e reaproveitamento de água do imóvel;

** Energias sustentáveis, especialmente sistemas de energia solar;

** Otimização do uso de luz e ventilação natural;

** Gestão de resíduos;

** Recuperação de áreas poluídas ou degradadas.

Segurança do trabalho

Muitas empresas e gestores de obras já perceberam que canteiro mais seguro é sinônimo de melhores resultados. Tanto por causa de fatores éticos e da imagem da empresa, quanto devido aos fatores financeiros, a segurança do trabalho é cada vez valorizada pela empresa.

Até mesmo a motivação dos funcionários pode ser melhorada se eles notarem que a empresa se preocupa genuinamente com o bem-estar deles. Por isso, a segurança do trabalho também é uma tendência em carreira profissional na construção civil.

Todo engenheiro pode se tornar um engenheiro de segurança do trabalho. Para isso, basta concluir um curso de especialização na área.

Mobilidade urbana e qualidade de vida nas cidades

Os problemas das grandes cidades, como trânsito, enchentes e escassez de moradia são excelentes oportunidades para o engenheiro fazer a diferença. Se você tem apetite para resolver problemas e mudar a realidade das grandes cidades, pode entender sobre:

** Engenharia de trânsito, ruas e estradas;

** Planejamento urbano;

** Projetos criativos para aproveitar espaços pequenos em imóveis;

** Projetos paisagísticos para as cidades;

** Soluções inovadoras de transporte público;

** Integração entre pedestres, ciclistas e motoristas nas cidades e em condomínios.

Infraestrutura

Com as boas notícias de que o Brasil voltou a crescer e a economia deve se aquecer em 2018, os grandes projetos de infraestrutura podem ser retomados. O engenheiro civil que quiser ter carreira profissional na área vai trabalhar com itens como:

** Projeto e construção de pontes e viadutos;

** Planejamento e construção de estradas e ruas;

** Sistemas de abastecimento de água ou tratamento de esgoto;

** Malha de transporte público.

Como vimos, a carreira profissional em construção civil está mais promissora em 2018. Muitas áreas devem crescer acompanhando a recuperação do Brasil. Se você é do setor, essa pode ser uma boa hora para investir no seu crescimento e desenvolvimento profissional.

E aí, você gosta de ficar por dentro das grandes tendências da construção civil? Então precisa ver nossa lista com 10 eventos imperdíveis do setor para visitar ainda este ano!