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jun

Série “Faça você Mesmo” ensina produções estruturadas para blog

Já falamos aqui no blog sobre os diversos tipos de conteúdo que podem fazer parte de uma estratégia de marketing digital. Para ajudá-lo a entender ainda melhor como criar e publicar cada um deles, nós iniciamos hoje uma série de 10 posts com o tema “Faça você Mesmo”.

O primeiro item da série é o mais fundamental: o blog post. Como estruturar e criar um blog post? Aprenda agora e faça você mesmo!

Planeje as ideias

Antes de começar a escrever e postar conteúdos, você precisa planejar as ideias e organizar os assuntos que serão tratados no blog. Baseado nos interesses das suas personas, decida quais assuntos serão abordados, defina alguns temas para posts de cada etapa do funil de vendas e faça seu planejamento de pautas.

Faça um brainstorming com a sua equipe, analise os posts da concorrência e faça uma pesquisa no Google relacionado ao seu ramo de atuação e crie uma lista de ideias. Atualize-a toda vez que você tiver uma nova inspiração ou que receber um pedido ou feedback de um cliente ou membro da equipe.

Pesquise as palavras-chave

As palavras-chave são o coração do post e das pesquisas no Google e são uma das etapas mais importantes da produção de um blog post. Existem dois tipos de palavras-chave: long tail e head tail.

As head tails são palavras-chave mais genéricas e que, consequentemente, têm mais pesquisas e mais concorrência no Google. Por exemplo, “comprar imóvel” pode ser uma palavra-chave head tail.

Já as long tail são aquelas palavras-chave mais específicas e que normalmente têm um volume de busca menor e menos concorrência. Por exemplo: “comprar imóvel na planta em Florianópolis” seria uma long tail. O ideal é que você use os dois tipos nos seus blog posts e tentar criar um balanço, pois as long tails são mais fáceis de ranquear, mas estar bem ranqueado nas head tails vai trazer mais visitantes.

Algumas ferramentas para analisar as palavras-chave são o KeyWord Planner do Google AdWords, SEMRush e o próprio Google Trends.

Faça um calendário editorial

Ideias prontas e palavras-chave escolhidas? Faça um calendário editorial. Com ele, você garante que nunca vai perder o controle do que já foi postado, do que precisa ser escrito e, o mais importante, das datas que você tem que seguir.

Ao publicar blog posts, você também deve se preocupar em manter a cadência e a consistência das publicações, nunca decepcionando o seu público.

Comece a escrever

É hora de colocar a mão na massa. Desenvolva o seu texto com uma introdução interessante, utilize títulos e subtítulos e encerre com uma conclusão coerente. Se necessário, comece montando uma estrutura com os principais tópicos que você quer falar.

Ao fim de cada conteúdo, responda: seu texto agregou valor ao leitor? Ensinou algo? Ficou fluido e agradável? Vai conduzir o leitor até o fim? Se a resposta foi não para algumas delas, é sinal de que precisa rever. Aliás, não se esqueça da revisão gramatical.

Mantenha o foco no SEO

Escrever bem é essencial, mas não basta. Um blog post precisa estar estruturado para SEO. Os principais pontos são:

** Título contendo a palavra-chave e, preferencialmente, com menos de 60 caracteres;

** URL amigável e que contém a palavra-chave;

** Pelo menos uma imagem. Se usar o WordPress ou outro Content Management System (CMS), escreva o texto alternativo que também contém a palavra-chave;

** Backlinks internos e externos;

** Resumo contendo a palavra-chave.

Faça um Call to Action

Outra ferramenta importante do marketing digital, a CTA (Call to Action) ou chamada para ação é aquele convite ao final do texto para que o leitor tome alguma atitude. Pode ser deixar um comentário, ler outro artigo do blog, curtir a sua página nas redes sociais etc. Sempre termine seus blog posts com um CTA que se conecta ao restante do texto.

Publique e divulgue

Por fim, com o texto revisado e otimizado para SEO, você pode publicar e divulgar. Use as redes sociais e as comunicações por e-mail para aumentar suas chances de que o post seja lido. Mas não se esqueça: só envie e-mails para os contatos que autorizaram e sempre inclua um link para que a pessoa possa cancelar a inscrição se desejar.

O foco do marketing de conteúdo é justamente ser um aliado e agregar valor e não importunar com um contato não autorizado. Mantendo um bom planejamento e a cadência de publicações, você também pode ter bons resultados!

Agora você já sabe como estruturar e produzir um blog post! Na próxima quarta-feira teremos mais um conteúdo da série Faça você Mesmo. Fique ligado aqui no Blog ou acompanhe através de nossa página no Facebook!