Landing Page: o que é e qual sua importância na captação do lead?
Se você quer conquistar leads, provavelmente terá que usar uma das ferramentas mais comuns no marketing digital: a landing page. Esse tipo de página dentro do seu site ou blog serve para fisgar o leitor e conseguir levantar alguma informação de contato.
Se você está fazendo marketing de conteúdo mas não está vendo suas visitas se converterem em oportunidades de negócio, a falha pode estar nas suas landing pages. Quer aprender mais sobre o assunto? Então, vem com a gente!
O que é Landing Page?
A expressão landing page pode ser traduzida como página de aterrissagem ou até mesmo página de destino. Ela é uma página que tem o objetivo de converter um visitante em lead. Como você já aprendeu por aqui, um lead é alguém que forneceu alguma informação de contato para que a sua empresa se comunique com ele.
Para isso, a página oferece algum tipo de material, como um e-book, um webinário, um estudo de caso ou uma consultoria. Para ter acesso a esse conteúdo a pessoa precisará preencher um formulário com informações que incluem, por exemplo, e-mail, telefone, profissão ou nome da empresa onde ela trabalha.
E é com esse formulário que acontece uma das etapas mais importantes do marketing digital: a conversão de visitantes em leads.
Por que a landing page é importante para captar leads?
Fazer o tráfego do blog crescer geralmente é um dos objetivos de quem começa a fazer marketing de conteúdo. Apesar de o volume de visitantes ser importante e contribuir até mesmo para o rankeamento da sua página no Google, ter apenas visitas dificilmente vai levar você a vender mais.
Isso porque as visitas são apenas o primeiro passo na jornada do cliente pelo funil de vendas. Para que aquela pessoa que consumiu seu conteúdo se torne um cliente em potencial você precisa ter uma maneira de estreitar a comunicação com ela.
Por isso, a criação de landing pages eficientes são um pré-requisito para que sua empresa comece a captar leads e a gerar resultados palpáveis com o marketing de conteúdo.
Como criar uma landing page eficiente?
Agora que você já entendeu como funciona e como ela é importante, vamos a algo mais prático. O que faz uma landing page ser eficiente? Veja o que não pode faltar!
1) Título atraente
No topo da página deve estar o título da landing page, de forma que a pessoa não tenha a menor dúvida sobre o que se trata o conteúdo que ela está prestes a baixar. E lembre-se, nada de títulos sem graça: seja criativo!
2) Design e imagens impecáveis
Faça um design condizente com a identidade visual da sua marca para reforçar a sua imagem junto ao visitante. Além de usar fontes, cores e tamanhos legíveis, use pelo menos uma imagem para chamar ainda mais a atenção do seu leitor.
3) Zero distrações
É importante lembrar ainda que a landing page tem um objetivo muito claro e deve ser usado para tal. Para ter sucesso, elimine todas as distrações e não inclua outros links, menus, botões para seu blog ou redes sociais etc. O objetivo é que o leitor foque a atenção num único ponto ao abrir a landing page: a sua oferta
4) Oferta irrecusável
Você provavelmente já fez a parte mais difícil, que foi produzir um conteúdo impecável para conquistar seu leitor. Porém, não pense que o trabalho acabou. O texto da landing page deve ser tão bem trabalhado quanto o do conteúdo.
Aqui, o objetivo é atrair a atenção, despertar o interesse e criar no visitante o sentimento de que essa oportunidade não pode ser perdida.
5) Call to Action
O Call to Action, ou chamada para ação, da landing page é simples. Você convida o leitor a preencher o formulário para ter acesso ao conteúdo imperdível que você acabou de descrever.
6) Formulário simples e direto
Por fim, faça um formulário simples e direto para que o seu quase-lead não desista no último segundo. Veja quais informações são absolutamente necessárias para sua equipe de marketing começar a trabalhar com aquele lead e não peça mais do que o necessário.
Como você viu, a landing page é essencial na captação de leads e deve ser muito bem alinhada com toda a sua estratégia de marketing. Ela é uma das principais portas para que o seu marketing digital comece a dar um retorno verdadeiro. Portanto, tenha landing pages bem elaboradas, criativas e realmente atraentes!
E se você quer ver mais dicas sobre como produzir conteúdos relevantes para turbinar seu marketing digital, não deixe de conferir os posts da nossa série Faça Você Mesmo!