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Plano de Marketing: como conquistar mais notoriedade e negócios em 2019?

O ano de 2018 está chegando ao fim e já é hora das empresas se prepararem para 2019. Essa preparação inclui temas como planejamento estratégico, financeiro e, claro, o plano de marketing. Esse plano contém as ações estratégicas que a empresa vai tomar para alcançar seus objetivos de notoriedade e aumento de negócios.

Por meio do plano de marketing, sua empresa pode mudar de patamar em 2019 e se tornar uma referência, ganhar mais visibilidade e ter mais clientes. Mas, afinal, por que fazer um plano de marketing e o que ele deve conter? Como criar um plano de marketing bem-estruturado?

É isso que você vai descobrir neste post. Confira!

O que é um plano de marketing e por que é importante fazer?

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que guia as ações de uma empresa nesse campo. Em muitas áreas da sua empresa, você já sabe que não dá para trabalhar sem um planejamento. Então, por que com o marketing seria diferente?

Muitos negócios, seja por falta de tempo, de experiência ou mesmo de orçamento, não têm um plano de marketing. Com isso, as ações são realizadas sem fazer parte de um conjunto maior e muitas vezes trazem resultados abaixo do esperado. Pode ser que algumas ações funcionem mesmo sem planejamento, mas, de forma geral, seus investimentos serão melhor utilizados se houver um planejamento.

Ou seja, o plano de marketing é a ferramenta que permite que você aumente o retorno sobre seus investimentos e veja o real valor do marketing para sua empresa.

Do que ele ele é composto?

O plano se adapta à realidade de cada negócio, mas ele geralmente contém informações sobre a própria empresa, o mercado, a concorrência e o público que se pretende atingir. O plano de marketing é composto de itens como:

  • posicionamento no mercado;
  • público-alvo e personas;
  • forças e fraquezas da empresa e comparação com concorrentes;
  • objetivos e metas da empresa e do marketing para o ano;
  • marca e estratégias de marketing;
  • orçamento a ser empregado;
  • canais de marketing a serem utilizados;
  • cronograma de ações.

Como fazer um plano de marketing para alcançar mais notoriedade e negócios em 2019?

E então, está curioso para saber como fazer um plano de marketing para ter mais sucesso em 2019? Veja os passos essenciais!

Conheça seus clientes

O passo básico para fazer seu marketing ser mais eficiente é entender com quem você vai falar. Foi-se o tempo em que o marketing podia mirar em um grande grupo de pessoas e torcer para que o resultado viesse.

Para 2019, você deve tentar ser o mais específico possível e trabalhar com personas que foram obtidas a partir de dados dos seus clientes reais.

Avalie a concorrência

Ninguém gosta de saber que outra empresa é melhor que a sua em alguma coisa, mas esse conhecimento também é importante. Ele serve para que você trabalhe no seu aperfeiçoamento e também para que direcione o seu marketing para destacar o que você tem de melhor.

Descubra qual o seu diferencial em relação aos seus competidores e faça disso o principal foco do seu marketing. Além disso, responda à pergunta: qual a posição no mercado sua empresa deseja alcançar?

Defina ações de marketing

Sabendo como a sua empresa quer se posicionar no mercado, você pode definir as ações de marketing a serem executadas. Elas podem incluir, por exemplo, “fazer dois posts por semana no blog”, “participar de X eventos de nicho”, “aumentar para Y o número de seguidores no Facebook” ou, ainda, “lançar Z produtos novos”.

Determine o orçamento a ser consumido e para quais canais eles serão destinados, tendo sempre em mente as personas que você definiu.

Faça um cronograma

Nós já falamos várias vezes aqui no blog sobre a importância de manter a cadência nas ações de marketing para ter sucesso. Por isso, inclua um cronograma no seu plano de marketing para 2019 e não se esqueça de segui-lo à risca para ter resultados consistentes.

Defina formas de avaliar seu desempenho

Por fim, é claro que você precisa conferir se o planejamento está sendo executado corretamente e se as ações de marketing estão trazendo resultado. Por isso, seu plano também deve incluir metas de marketing – os KPIs – e as ferramentas a serem utilizadas para medir o seu desempenho.

E se você quer saber em ainda mais detalhes sobre como montar um Plano de Marketing, não pode perder esta chance: no dia 25/10 às 15 horas vamos realizar um webinário para você tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Inscreva-se agora mesmo, é GRATUITO! Ao final do webinário, vamos disponibilizar um e-book sobre o tema.