23
ago

Série “Faça Você Mesmo”: devo usar conteúdos em vídeo?

No último post da série “Faça Você Mesmo”, queremos falar sobre um dos tipos de conteúdo mais populares da internet: o vídeo. Sem dúvidas, os conteúdos em vídeo estão entre os preferidos tanto dos profissionais de marketing como dos usuários.

Os vídeos podem ser usados de forma diretamente promocional, como uma propaganda para a empresa, mas também de uma forma mais sutil. No marketing digital, os vídeos também fazem parte da estratégia de atrair leads por meio da publicação de conteúdo relevante para eles.

Quer aprender a usar os vídeos na sua estratégia de marketing? Então, acompanhe até o fim!

Por que usar conteúdo em vídeo?

Segundo a pesquisa “The State of Video Marketing in 2018, 81% das empresas usam o vídeo para o marketing e 97% dos profissionais de marketing afirmam que este tipo de conteúdo ajudam os usuários a entender melhor sobre o produto.

E quando olhamos o que os consumidores dizem, o vídeo fica ainda mais interessante: cada pessoa afirma assistir, em média, 1 hora e meia de vídeo por dia e 72% apontam que preferem o conteúdo em vídeo para aprender sobre um produto.

Ou seja, profissionais e usuários concordam que os vídeos são úteis e um excelente canal de comunicação. Além disso, os vídeos têm alto potencial de compartilhamento e ajudam a aumentar o tráfego das suas páginas

Como fazer e divulgar vídeos?

Além do típico vídeo institucional, você pode usar esse formato para fazer tutoriais, estudos de caso, treinamentos, cursos, webinários, entre outros assuntos. O importante é se conectar com a sua audiência com conteúdos que são úteis para as suas personas. Veja como criar e divulgar vídeos com sucesso!

Planejamento do vídeo

Antes de querer ligar a câmera, existe todo um processo de planejamento a ser realizado, começando pela definição do assunto que vai ser abordado e eventuais palavras-chave a serem ligadas ao vídeo.

Sabendo o assunto, é hora de decidir a abordagem que será usada. Você pode optar pelo storytelling, ou seja, a narração de uma estória, um tutorial DIY (Do It Yourself), um treinamento, uma dica rápida, e assim por diante. Escolhida a estratégia, é preciso montar um roteiro do vídeo que deve incluir itens como:

** tempo total de vídeo;
** texto;
**pessoas que vão participar;
** se necessário, imagens, trechos de outros vídeos e outros itens que serão incorporados ao seu conteúdo;
** ambiente onde será filmado.

Produção

Com o roteiro pronto, você pode partir para a produção. Nessa hora, é sempre bom contar com equipamentos e profissionais de qualidade. Atente-se para a qualidade da câmera, do microfone, o cenário a ser usado, a iluminação natural do local, a iluminação artificial necessária, as roupas usadas por quem vai participar do vídeo etc.

E na hora de produzir, lembre-se de um ponto importante: o conteúdo em vídeo é tão atrativo justamente por facilitar a visualização do que está sendo falado. Portanto, não apenas fale sobre o assunto, mas realmente mostre como funciona e traduza em imagens o que está sendo falado.

Edição

A edição é responsável por boa parte do resultado do vídeo e, especialmente nessa hora, a presença de um profissional é altamente recomendada. Se você não tem experiência em editar vídeos, contratar uma empresa para isso é um investimento que certamente compensa.

Calendário de publicações

Depois do vídeo pronto, é hora de divulgar o conteúdo. Para ter mais sucesso, é interessante pensar em todos os seus conteúdos em conjunto usando um calendário editorial.

Com organização, você terá uma visão completa do que já foi publicado, do que está sendo produzido e o que está planejado, garantindo a consistência da sua estratégia de marketing.

Agora você já sabe como criar os principais formatos utilizados no marketing digital. Lembre-se de publicar constantemente e com qualidade e ter um planejamento adequado para que a sua estratégia tenha resultados consistentes.

Se você perdeu algum post da série, não deixe de conferir a tag Faça Você Mesmo!