A transformação digital aplicada ao novo urbanismo
Seja nas empresas ou residências, a transformação digital chega para otimizar tempo e recursos.
Juntamente com isso, proporciona o desenvolvimento de cidades mais inteligentes e impulsiona o novo urbanismo.
Descubra como a tecnologia acelera o desenvolvimento das cidades e oferece qualidade de vida às pessoas.
O que é transformação digital?
A transformação digital é definida como o uso da tecnologia para desenvolver soluções que resolvam problemas tradicionais com agilidade.
Ou seja, são recursos tecnológicos que facilitam a rotina das pessoas.
Afinal, as máquinas são programadas para desempenhar atividades repetitivas, enquanto os seres humanos utilizam suas habilidades para criar novas soluções.
Em suma, a transformação digital torna o dia a dia das pessoas mais ágil e proporciona maior qualidade de vida.
Como a transformação digital desenvolve cidades inteligentes
Primeiramente, uma cidade inteligente (também conhecida como Smart City, em inglês) oferece soluções sustentáveis, integra tecnologias, cria espaços de convivência responsivos e incentiva a mobilidade urbana.
Em outras palavras, a cidade inteligente possui recursos que antecipam a resolução de problemas, tornando-a mais independente.
Em vista disso, como resposta às novas tecnologias aplicadas ao mercado imobiliário, surge o conceito de novo urbanismo.
O novo urbanismo está relacionado com o planejamento de cidades que visa o bem-estar da população através de recursos tecnológicos.
Mas, afinal, você sabe quais tecnologias impulsionam o novo urbanismo?
Internet das Coisas (IoT)
Atualmente, a Internet das Coisas (Internet of Things, em inglês) automatiza processos e tarefas repetitivas, bem como agiliza a produção na indústria e na agricultura.
Em breve, estima-se que estará presente em todos os lares.
A tecnologia automatiza dispositivos utilizados no dia a dia através de conexão à internet para otimizar tempo e melhorar a produtividade.
Ou seja, na cidade inteligente, a Internet das Coisas funciona através de sistemas, como sensores e dispositivos de visibilidade que geram os dados necessários para que a cidade funcione.
Recursos sustentáveis
Outra vantagem é implementar materiais sustentáveis na infraestrutura da cidade, visando a correta utilização de recursos naturais e proporcionando economia à população.
Por exemplo: sistemas que aproveitam a água da chuva, módulos automatizados que evitam o desperdício de água/energia e instalação de teto verde para manter a temperatura agradável em ambientes internos.
Conexão 5G
A forma das pessoas se conectarem ganha um novo significado com a implementação do 5G. Além de ser mais rápida – cerca de 20 vezes mais que o 4G – a nova velocidade agiliza diversas tarefas do cotidiano.
Consequentemente, impulsiona uma cidade cada vez mais conectada.
Conclusão
Definitivamente, a transformação digital proporciona grandes facilidades na vida das pessoas e cidades inteiras se beneficiam dos recursos para se tornarem independentes de processos manuais, deixando que os dispositivos inteligentes realizem as atividades rotineiras.
Em vista disso, para acompanhar a digitalização do mercado, é necessário que as empresas pensem na automatização de processos.
Ao passo que, geram maior produtividade e potencializam a visibilidade do negócio.
Nós, da Halo Notoriedade, desenvolvemos estratégias de marketing digital que impulsionam sua empresa nos meios digitais para conquistar mais notoriedade e vendas.
Entre em contato conosco e conheça as soluções. Ou se preferir, agende um call com a Gisele Machado, CEO.