Cadência é melhor que velocidade: por que a frequência de conteúdo importa?
Sua empresa já criou um blog corporativo e se estruturou para começar a produzir e publicar conteúdo? Caso sim, excelente!! Agora é hora de decidir qual frequência de conteúdo adotar para acelerar seus resultados. Porém, ao contrário do que muita gente pensa, postar muitos conteúdos de uma vez nem sempre é a estratégia certa.
Em marketing de conteúdo, a cadência é muito mais importante que a velocidade. É melhor postar sempre do que postar todos os conteúdos de uma vez e depois ficar parado. A frequência de conteúdo influencia tanto no posicionamento do seu site no Google quanto na relação com o público. Entenda!
Frequência de conteúdo e o SEO
O SEO (Search Engine Optimization) existe para fazer com que seus conteúdos estejam otimizados aos olhos dos algoritmos das ferramentas de busca, especialmente, do Google. Por isso, é importante levar em conta como eles pensam.
O Google faz uma varredura das páginas disponíveis na internet para verificar, entre outros pontos, se há atualizações que podem ser adicionadas aos resultados que serão exibidos na página. Para não ter que verificar todas as páginas constantemente, o Google observa o padrão de atualização de cada página e passa a visitá-la apenas quando seu banco de dados indica que provavelmente aquele site foi atualizado.
Ou seja, se você quiser receber a “visita” do Google em busca de novos conteúdos no seu blog, precisa atualizá-lo em intervalos regulares. Naturalmente, quanto mais o Google visitar sua página, maiores suas chances de melhorar seu ranqueamento.
Cadência e qualidade para conquistar o público
O algoritmo é importante, mas não podemos nos esquecer que estamos publicando conteúdo para pessoas. Assim como o Google, elas também criam expectativas. Se você prometeu postar X vezes na semana, seu público vai esperar ver os novos conteúdos nessas datas. Deixar de cumprir a promessa pode quebrar a confiança na sua empresa.
Mais do que a frequência, preocupe-se também com a qualidade. Crie um calendário editorial, mapeie as personas e crie o hábito do planejamento para que seus conteúdos estejam prontos em tempo hábil e você não precise postar qualquer coisa apenas para cumprir o calendário.
Planejamento de pautas
E por falar em planejamento, como decidir sobre o que falar? Faça um planejamento de pautas e conteúdos baseado nas dores das suas personas. Quais problemas seus leads precisam resolver?
Lembre-se sempre que o marketing de conteúdo é diferente dos demais justamente porque o foco está na persona e não na empresa. Fale sobre o que seu público quer aprender e não sobre o que você quer vender.
Afinal, qual a frequência de conteúdo ideal?
Por fim, você deve estar se perguntando: qual a frequência de conteúdo ideal? Infelizmente, a resposta aqui é a mesma de outras perguntas do marketing de conteúdo: depende. Depende de que? A frequência ideal pode depender de:
- Momento do seu blog: blogs recém-criados precisam receber novos conteúdos com mais frequência do que blogs já estabelecidos;
- Expectativa de crescimento: se você quer crescer rápido, vai precisar postar com mais frequência, até mais de uma vez por dia;
- Persona: por exemplo, se a sua persona é um executivo super ocupado, não vai passar o dia inteiro lendo blogs, certo? Observe a rotina das suas personas e adeque a frequência aos hábitos delas;
- Concorrência: se a concorrência no seu segmento e nas suas palavras-chave é grande, prepare-se para muito trabalho e alta frequência de postagem.
Vários outros fatores podem ser levados em conta e é importante sempre medir os resultados para verificar como a sua estratégia pode ser otimizada. Observe se o número de visitantes está crescendo como o esperado e também se as visitas estão gerando leads.
Se o tráfego está aumentando mas você não tem feito novos contatos, pode ser problema com a qualidade. Se a taxa de conversão está boa mas o tráfego não cresce, pode ser problema com a frequência de conteúdo.
Enfim, tenha sempre em mente que o marketing digital é um trabalho gradual e de médio a longo prazo. Planeje-se, mantenha-se consistente na frequência de conteúdo e faça sempre um controle de qualidade sobre o que é postado.
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